Ir para o conteúdo principal

Regras e dicas de comunicação para projetos financiados

A divulgação e a publicitação do apoio concedido pelos fundos da União Europeia constituem uma responsabilidade das entidades beneficiárias e autoridades de gestão, consagrada na legislação comunitária e nacional.

Esta obrigação tem como principal objetivo informar os beneficiários finais e a opinião pública, em geral, sobre o papel desempenhado pela União Europeia, através dos fundos estruturais, e pelo Estado Português, no âmbito do PORTUGAL 2030, nos projetos cofinanciados e nos respetivos impactos e resultados.

Ao aplicar as normas de comunicação do NORTE 2030, para além de cumprir a legislação, está a dar visibilidade ao seu projeto e ao seu papel no desenvolvimento da nossa Região.

Nesta página são disponibilizados os documentos e as informações essenciais sobre as regras e os procedimentos a seguir, bem como algumas dicas para uma comunicação mais eficaz.

Se tiver alguma dúvida, poderá contactar-nos através do email gmc@ccdr-n.pt

 

 

Documentos

 

28 Fevereiro 2025

Guia de regras de comunicação para beneficiários do NORTE 2030_

Dicas

Dicas para uma
comunicação eficaz

Quando devo aplicar o cartaz, o painel ou a placa?

Consoante o custo total da operação financiada pelo NORTE 2030, o cartaz, o painel duradouro ou até a placa definitiva, caso se aplique, devem ser afixados assim que se iniciem os trabalhos da operação apoiada. Os mesmos devem manter-se afixados durante toda a duração da operação, bem como durante o tempo de vida útil das construções realizadas. Para conhecer os casos concretos da aplicação de cada tipo de suporte, consulte o Guia de Regras de Comunicação do Beneficiário do NORTE 2030.

Como posso comunicar de forma eficaz?

Use conteúdos com palavras simples e comuns, frases curtas e que permitam uma compreensão rápida e fácil por parte do público. Garanta que comunica a operação financiada sem erros, nos suportes físicos e digitais, assim como aplica corretamente o cartaz ou placa respetiva.