EMPRESA
A VIDREIRA TUA MIRANDELA LDA, é uma sociedade por quotas dedicada à transformação e comercialização de diversos tipos de vidros, corte, bizel normal e artístico especial, arestas, etc. incluindo o vidro duplo. Fabrica vidros duplos com as marcas SGG CLIMALIT®, SGG CLIMALITplus® e outro tipo de vidros decorrentes da relação que tem com SAINT-GOBAIN como distribuidor oficial.
A presença no mercado é marcada pela oferta de vidro duplo e vidros especiais orientados aos mercados das Indústrias da Construção, Habitat e Decoração, incluindo Armazenistas de Vidro, Vidraceiros, Serralheiros e Industriais de Mobiliário.
A VIDREIRA TUA-MIRANDELA tem feito um esforço para manter sua oferta competitiva, por via da oferta de gama de vidros com variadas funções e performances, complementada, com serviços ao cliente de Entrega, Montagem e Assistência Pós-Venda.
Desta forma, tem tentado manter a competitividade num mercado concorrencial muito competitivo (ver benchmarking financeiro) mantendo a fidelização dos seus clientes, por via da disponibilidade e serviços ao cliente, mas não conseguindo competir no domínio dos produtos em vidro mais sofisticados com caraterísticas e performances inatingíveis no contexto da infraestrutura fabril atual (pré-projeto RPA). Por outro lado, a produtividade da operação fabril está afetada pela desatualização tecnológica da atual linha de fabrico de vidro duplo, caraterizada pela elevada dependência de processos manuais, limitando a velocidade de produção, bem como a própria consistência qualitativa dos produtos.
Neste contexto, a VIDREIRA TUA-MIRANDELA tem, necessariamente, de dar um passo em frente e atuar numa das áreas críticas de competitividade do negócio , NOVAS TECNOLOGIAS e INOVAÇÃO, nomeadamente, por via do investimento numa linha de vidro duplo de última geração, altamente automatizada. Não dando esse passo, terá como consequência a perda progressiva de competitividade e a prazo fica fora do mercado.
O produto vidro duplo tem adquirido importância como elemento construtivo considerando a necessidade, e em muitas circunstâncias, a obrigatoriedade imposta a construções, habitações e/ou edifícios no cumprimento de metas de emissões CO2 e consumos energéticos. O vidro duplo confere uma maior eficiência no isolamento de edifícios e habitações, promovendo poupança energética (baixos emissivos e com controlo solar).
O vidro duplo, como produto integrador de uma solução construtiva, pode ser concretizado em várias aplicações:
_Vidro Laminados
_Controlo Acústico
_Controlo Solar
_Segurança Laminado
_Segurança Temperado
_Controlo Térmico
_Duplo Com Gás Árgon
oferecendo como principais vantagens:
_Transparência
_Conforto térmico e acústico
_Poupança energética
_Segurança
_Controlo ambiental
PROJETO
O projeto está organizado em 3 Atividades, interligadas entre si:
Atividade 1 – Infraestrutura industrial
A inovação é um fator chave de competitividade neste setor. Os fabricantes de vidro duplo com capacidade para oferecer novos atributos ou caraterísticas aos seus produtos, têm uma vantagem competitiva. Assinalam-se abaixo os novos produtos que a VIDREIRA TUA-MIRANDELA irá produzir na sequência do projeto:
1) Vidro Saint-Gobain, ORAÉ
2) Vidro com revestimento laminados baixo emissivos (Low-E)
3) Vidro auto-limpante
4) Vidro inteligente
5) Vidro triplo
6) Vidro duplo moldes
7) Vidro decalado com selagem automática
Ao nível do processo produtivo, destacam-se:
_Capacidade para produzir cerca de 400 m2 / dia (pré-projeto: 200 m2 / dia);
_Enchimento automático de gás árgon (no pré-projeto o enchimento era manual);
_Diminuição do desperdício dos materiais selantes (robô automático que determina a quantidade necessária de material para a selagem de cada vidro); Esta funcionalidade vai permitir libertar um operador para outra função;
_Melhoria do acabamento final do produto;
_Aumento da flexibilidade fabril, por exemplo, fabricar vidros duplos com caixa de perfil mínima de 6mm; (pré-projeto: Incapacidade de o robô de selagem selar vidros duplos com perfil de alumínio inferior a 10mm).
_Diminuição do consumo de água e maior eficiência da processo de lavagem dos vidros, através da Lavadora / Estação de tratamento de água, nomeadamente, retira o pó de vidro da água, deixando a água limpa para nova reutilização durante mais tempo;
_Melhoria da capacidade de movimentação de vidros com diminuição do tempo de colocação e remoção do vidro na linha de fabrico;
Linhas de corte de vidro monolítico, laminado e Dobradora de perfis
À data desta candidatura, o investimento na linha de vidro duplo já se concretizou produzindo um efeito de rapidez na produção de vidro duplo acima do expectável à data da submissão do RPA.
Desta forma, constatou-se um desequilíbrio de cadência produtiva a montante da linha de vidro duplo, nomeadamente, nas linhas de corte de vidro monolítico, vidro laminado e dobradora de perfis, que atualmente, constituem um bottleneck produtivo pois não consegue alimentar a linha de produção de vidro duplo à velocidade necessária.
Assim, considerando que projeto apresentado na candidatura deve corresponder ao que foi submetido no pedido de registo de auxílio, a inclusão adicional de 3 rubricas de investimento, nomeadamente, as duas linhas de corte de vidro e a dobradora de perfis, não alteram o projeto naquilo que são os seus objetivos e adequação ao diagnóstico, sendo justificáveis na medida em que decorrem da casuística de utilização do principal equipamento do projeto, a linha de vidro duplo, cuja performance efetiva, tendo ficado acima do expectável, criou as condições para que o passo de inovação tecnológica que a empresa assumiu aquando a submissão do RPA, pudesse ser maior. Naturalmente, esta situação só acontece porque há um desfasamento temporal de cerca de um ano entre a submissão do RPA e a candidatura ao SICE Inovação Produtiva, e a evolução tecnológica entretanto verificada, também reforça a pertinência do projeto, minimizando o risco do mesmo.
Atividade 2 - Digitalização
_Digitalização do chão-de-fábrica por via da maior conectividade dos novos equipamentos produtivos.
_Implementação de ERP PHC e MES suportado no programa de gestão da produção OPTIMA, especializado na indústria do vidro, com vista a melhorar a gestão da produção do vidro duplo e gestão da logística;
_Aumenta a capacidade rastreamento do vidro;
_Melhora a capacidade organizativa para o planeamento e partilha de informação sobre o estado das encomendas;
Atividade 3 - Descarbonização
_Produção de energia derivada de fontes renováveis para autoconsumo;
_Eficiência energética da nova infraestrutura produtiva;
_Contributo para a redução do consumo energético e redução das emissões de CO2
Investimento total
2,12 M €
Investimento elegível
2,11 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo