Ir para o conteúdo principal

Arrancou a Plataforma Regional Mar Inteligente (PREMI), uma estrutura colaborativa que junta sete entidades de referência na investigação e inovação dos oceanos, com o objetivo de apoiar a CCDR NORTE na definição de prioridades estratégicas para os recursos e a economia do mar na Região Norte.

Financiada pelo NORTE 2030, esta plataforma vai impulsionar processos de descoberta empreendedora, identificar linhas de ação, projetos âncora e prioridades de investimento, com especial enfoque em infraestruturas científicas e tecnológicas ligadas ao mar.

A PREMI organiza-se em seis grupos de trabalho, abrangendo áreas chave como:
🔹 monitorização do oceano
🔹 biossistemas costeiros
🔹 biotecnologias e economia circular
🔹 aquacultura
🔹 energias oceânicas
🔹 materiais avançados e tecnologias oceânicas

Com uma forte aposta no crescimento sustentável, na transição digital e social e no reforço do sistema regional de inovação, esta iniciativa promove a valorização das cadeias de especialização inteligente e o envolvimento ativo de um vasto conjunto de stakeholders.

O consórcio integra o CIIMAR, o Fórum Oceano, a B2E – Bioeconomia Azul, o CENTI, o INESC TEC, o IPVC e a Universidade do Minho.

Com esta iniciativa, o NORTE 2030 reafirma o seu papel no apoio a projetos estruturantes que transformam conhecimento científico em desenvolvimento sustentável e inovação para a Região Norte.