O NORTE 2030 é o Programa Regional do Norte para 2021-2027, um instrumento de investimento que mobiliza 3.4 Mil Milhões de Euros de Fundos Europeus – FEDER e FSE+ – para potenciar o desenvolvimento da Região.
Este programa apoia empresas, instituições e comunidades na resposta a desafios estratégicos, como a transição digital e climática, a qualificação e o emprego, a mobilidade e a valorização do território.
A implementação do NORTE 2030 segue uma visão integrada, orientada para o crescimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida no Norte de Portugal.
Desenhado com base num processo participativo, o NORTE 2030 traduz-se em políticas e investimentos que refletem as necessidades e aspirações da Região, enquadradas com as metas europeias e nacionais, explanadas na Estratégia Regional NORTE 2030.
Conheça também o modelo de governação do Programa.
O NORTE 2030 está organizado em seis Objetivos Estratégicos que definem as principais áreas de investimento. Os 3.4 Mil Milhões de Euros disponíveis serão divididos, por estas seis áreas, da seguinte forma:
- NORTE mais Social . 14,8%
- NORTE mais Competitivo . 29,5%
- NORTE mais Conectado . 2,8%
- NORTE mais Próximo dos Cidadãos . 22,5%
- NORTE mais Verde . 26,9%
- NORTE mais Neutro em Carbono e com Transição Justa . 1,8%
(Os restantes 1,8% são afetos à Assistência Técnica do programa)
A Estratégia NORTE 2030 é um plano de desenvolvimento regional, aprovado pelo Conselho Regional do Norte, que tem como objetivo preparar a Região para o período de 2021-2027 das políticas da União Europeia. Esta estratégia visa melhorar a qualidade de vida da população, promovendo uma cooperação sustentável entre a gestão do território, a solidariedade social, o investimento no conhecimento e a competitividade da economia.
A implementação da Estratégia NORTE 2030 é baseada em cinco eixos:
- Intensificação tecnológica e capacitação da base industrial regional
- Valorização dos recursos endógenos e desenvolvimento da cadeia agroalimentar
- Competitividade internacional com subida nas cadeias de valor e aposta em novos modelos de negócio
- Sustentabilidade territorial, com a gestão integrada do rural e da baixa densidade, bem como a consolidação do policentrismo da malha urbana
- Empregabilidade
Estes eixos compreendem ainda três objetivos transversais:
- Qualificação das pessoas
- Equidade no acesso a bens e serviços públicos
- Governação eficiente e eficaz das políticas públicas da e na Região
A Estratégia NORTE 2030 está alinhada com as estratégias europeias e nacionais, respondendo às necessidades regionais.
Parte integrante da Estratégia NORTE 2030 é a Estratégia de Especialização Inteligente S3 NORTE.
No período de programação das políticas da União Europeia 2021-27, as estratégias de especialização inteligente e o seu modelo de governação constituem a única condição favorável para financiamento do Objetivo de Política 1 (NORTE mais Competitivo).
O NORTE 2030 é um compromisso com o futuro. Olhamos para 2030 com a ambição de um Norte mais equilibrado, próspero e resiliente. Queremos uma economia mais forte, assente na inovação e na valorização dos nossos recursos e do nosso património, mas também uma sociedade mais inclusiva, sustentável e conectada.
Para lá chegar, apostamos num projeto de desenvolvimento diferenciador e coesivo que respeita a identidade nortenha e reforça o posicionamento da Região industrial e exportadora do país. Trabalhamos para que, em 2030, o Norte seja um território onde:
- As empresas lideram em tecnologia e inovação, exportando mais, criando emprego qualificado e aumentando a geração de valor.
- O território está bem conectado, física e digitalmente.
- O talento é valorizado, com educação e formação ajustadas às necessidades da economia e da sociedade e com a criação de emprego capaz de reter o talento regional.
- O ambiente e os recursos naturais são protegidos.
- As pessoas têm qualidade de vida, independentemente do local onde vivem.
O nosso destino é um Norte preparado para os desafios do futuro.
Cada projeto beneficiário do NORTE 2030 é um passo nessa direção.