Segue uma breve descrição dos investimentos previstos no presente projeto:
COMPRESSOR DE PARAFUSO E RESERVATÓRIO VERTICAL
Equipamento com uma velocidade fixa e regulada L160, lubrificação a óleo, pressão entre 5-13bar, fluxo 5,83-47,1m3/min e potência 160-250kW. É um tipo de compressor com maior débito de ar, menores níveis de ruído, novo design do ventilador de arrefecimento radial dividido e novo controlador. Esta gama de compressores fornece até 12% a mais de ar comprimido (para um motor com o mesmo kW) e melhorias de eficiência energética.
MÁQUINA DE FIO 75HP VELOSTER
Máquina de corte por fio diamantado, com potência elétrica entre 115-153kVA, velocidade de fio 0-45m/s e rotação da roda principal de -14°-306°. Trata-se de uma máquina com: i) capacidade para realizar cortes paralelos de 95-240cm, sem reposicionar; ii) modo automático de corte com tração contínua do fio para uma maior velocidade de corte e durabilidade do fio; iii) materiais e processo de fabrico com elevada qualidade (i.e., constituída componentes como Yaskawa, ABB, Schneider e Bonfiglioli); iv) sistema com ventilador centrífugo e de alta capacidade para refrigeração em condições extremas, de arrefecimento do quadro elétrico e de lubrificação central; v) facilidade de acesso ao motor e, vi) existência de controlo remoto sem-fios, para ajustar o equipamento de forma mais rápida e fácil.
MÁQUINA, MARTELO, VARA E BIT FUNDO FURO
Este equipamento tem como função efetuar os furos para triangulação na passagem de fio diamantado. Trata-se de uma máquina autónoma, que não necessita de amarração, com rotação na lança e na coluna, permitindo perfuração vertical, horizontal e inclinada. Tem estabilizadores hidráulicos, podendo ser elétrica ou a combustível (i.e., diesel) e ser telecomandada à distância. Permite até 90% a mais de aumento de produtividade comparando com os outros métodos, bem como a perfuração a 30 mm do chão, o que evita degraus na pedreira.
LINHA DE MONTAGEM ROBOTIZADA
Linha de montagem constituída por um robot KUKA KR 360 R2830 (capacidade de carga de 250kg, aspiração central 90m3/h e potência instalada 50CV), com um track linear KUKA +KL 4000 1CA TRAVEL 10 MTS.
Trata-se de uma linha com capacidade de fornecimento de célula robótica para preparação de acabamentos e paletização de lancis de granito, bem como alimentação e descarga da máquina de jateamento. A referida célula robótica apresenta um track linear que permite retirar peças da tabela de saída da linha. Perante a estruturação das células, torna-se possível alcançar 7 pontos de paletização e 1 ponto de rejeição.
MÁQUINA MULTIFIOS
Máquina projetada para produzir painéis e chapas de espessura variável a partir de grandes blocos de granito e pedra natural. É uma alternativa aos métodos de serragem tradicionalmente utilizados, melhorando quantitativamente a capacidade de produção e diminuindo os custos na fase de corte. Equipamento de alta precisão, com dashboard intuitivo, 20 fios de corte e largura de corte de 1,20m. Tem um diâmetro de rosca de 7,3mm, comprimento e altura máxima de bloco de, respetivamente, 3.500mm e 2,200mm, espessura mínima cortável de 20mm e velocidade do fio diamante de 0-35m/seg.
LINHA DE CORTE
Projetada para obter a máxima produção com o mínimo de mão-de-obra. Toda a linha caracteriza-se pela robustez e fiabilidade das máquinas que a compõem, todas concebidas para suportar as mais duras condições de trabalho. É constituída por: 1 mesa intermediária com roletes plásticos motorizados, 1 fresa transversal com 7 cabeçotes e ponte móvel, 1 fresa longitudinal com 5 cabeçotes e ponte móvel, 2 mesas de corte com fita motorizada, 1 mesa de buffer para seleção de chapas metálicas, 1 mesa de deslocamento duplo com roletes motorizados e 2 mesas de bandas motorizadas para saída de material.
CARRO DE CARGA COM VENTOSAS ROBOTIZADO
As tábuas são recolhidas por este alimentador automático, através do uso de ventosas conectadas a uma bomba de vácuo que baixa até colocá-los na posição horizontal, preparados para o seu avanço em direção à unidade de corte. As tábuas são retiradas do empilhador, esperando para entrar na linha de produção de forma que em tábuas sucessivas o alinhamento seja mantido e não seja necessário ajustar o ponto de partida do cortador.
ROBOT PALETIZADOR (2)
Com ventosa a vácuo, este robot foi especialmente desenvolvido para realizar tarefas de paletização automatizadas, oferecendo múltiplas vantagens, como melhoria nos processos de trabalho, redução dos tempos de ciclo e uso eficiente do tempo de inatividade. A ventosa de receção é composta por uma placa retangular, com capacidade para suportar cargas horizontas até 120Kg.
PAINÉIS FOTOVOLTAICOS
A empresa irá tirar proveito das energias renováveis com a instalação de um sistema de painéis fotovoltaicos, permitindo uma utilização mais inteligente e sustentável dos recursos energéticos. Neste sentido, tem planeado implementar 412 painéis com potência nominal 190kW, potência pico 222,48kW, 3 inversores e um autoconsumo estimado de 78,9%.
GESTÃO DE PRODUÇÃO (SOFTWARE E HARDWARE)
O software controlará todo o processo produtivo, desde o desenvolvimento do produto, às ordens de produção, gestão de stocks e produtividade de todos os funcionários/equipamentos, permitindo ter um controlo do processo produtivo em tempo real. Está habilitado a funcionar integrado com qualquer solução externa e, portanto, com os equipamentos a instalar e os vários softwares de desenho. Ao nível do hardware, prevê-se a aquisição de desktops, tablets, impressoras de etiquetas e de servidor.
EMPILHADOR
Dadas as dimensões e peso do granito, a aquisição de um empilhador é vital para a execução da atividade operacional, pois facilita o transporte dentro das instalações, nomeadamente da área produtiva para a área de armazenagem, ou para o meio de transporte destinado a levar as peças para o cliente.
EQUIPAMENTO DE PERFURAÇÃO
Unidade de esquadramento hidráulica para rochas ornamentais e montagem em escavadora, cujas funções de perfuração podem ser executadas via controlo remoto. Para obter grande eficiência, está equipado com 2 martelos HEX1 que podem utilizar barrenas de 19 ou 22mm, para execução de furos de 38mm. As colunas em alumínio estão acopladas a uma estrutura que oferece uma largura útil de 3.150mm. Esta estrutura pode rodar vertical e horizontalmente em 80° e 30°, respetivamente, extensível até altura máxima à cavilha de 200mm.
FRESA DE PONTE
Esta máquina é a ideal para o corte de chapas com espessura até 250mm e processamento de pequenos blocos. O equipamento já tem integrado um software Cad-Cam e dada a sua ampla gama de configurações e acessórios, é possível personalizar a produção de acordo com as especificidades pretendidas. Além disso, a máquina foi concebida para funcionar automaticamente sem necessitar da intervenção do operador.
Investimento total
2,34 M €
Investimento elegível
2,34 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo