A intervenção proposta localiza-se em Pensalvos, freguesia de União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros.
O objetivo principal da obra é Conservação e restauro do património classificado existente no interior do edifício, a designada arte sacra. A Igreja de Pensalvos, uma Igreja de características BARROCAS é Património Classificado.
A Igreja de Santa Eulália de Pensalvos, reconstruída no século XVII em alvenaria de granito, constitui um dos elementos patrimoniais de referência do concelho de Vila Pouca de Aguiar, pela valia histórica do monumento e pelo carácter excecional do seu espólio artístico, que justificou a classificação como Imóvel de Interesse Público a 9 de março de 2006 (Portaria nº 443/2006, DR, 2ª série, nº 49).
A planta longitudinal, composta por nave única retangular e capela-mor com a mesma tipologia, porém de cérceas distintas, possui anexa, junto à fachada lateral esquerda, a sacristia. Por oposição ao aspeto sóbrio do exterior do edifício, o interior do monumento ostenta um conjunto artístico de considerável riqueza – tecto de caixotões de madeira com moldura de talha, com alusões à hagiologia e a cenas bíblicas, que cobre quer a nave quer a capela-mor; arco triunfal revestido a talha dourada e policromada ladeado por retábulos, igualmente de talha, de estilo joanino; retábulo principal na capela-mor, em talha dourada e policromada, de estilo nacional (GIF/IPPAR/2007).
Pese embora as obras de restauro empreendidas em 2001, fruto de uma parceria estabelecida entre o IPPAR, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e a Paróquia, este conjunto artístico apresenta-se em mau estado de conservação, decorrente de contingências próprias dos suportes e outras de proveniência externa, como é o caso das infiltrações de água no edificado, pelo que urge a intervenção ao nível da conservação e restauro no espólio artístico, para consequente preservação da valia patrimonial da igreja.
O quadro de patologias apresenta fendas e juntas de união abertas, desaprumos e cedências, bem como ataque de inseto xilófago e térmita, lacunas volumétricas, bem como frisos e elementos de talha em falta, elementos metálicos oxidados e zonas apodrecidas em consequência das infiltrações de água. No que respeita às superfícies, sofrem de destacamentos da camada cromática, lacunas e vernizes oxidados, poeiras e sujidades. Face ao exposto, a intervenção a que corresponde o presente documento deve evitar a progressão da deterioração do acervo artístico e garantir a sua preservação mediante um tratamento consciencioso que assegure a integridade e autenticidade do mesmo. Em todo o caso, e visando a recuperação do conjunto artístico, deve primar a conservação dos seus elementos, procedendo-se a restauro à reintegração volumétrica e cromática eticamente aceite.
Atendendo às necessidades, vão ser executados os seguintes trabalhos:
O projeto de recuperação do conjunto artístico da nave principal da Igreja de Santa Eulália de Pensalvos visa, atendendo ao estado de conservação dos elementos e sem descurar a componente estética, a mínima intervenção no bem patrimonial. A proposta de metodologia deverá descrever, para cada uma das fases adiante elencadas, os métodos de trabalho, operações, tipo de produto – natureza química e designação comercial – e materiais a empregar, assim como outras indicações consideradas relevantes.
Considerando as especificidades do projeto em epígrafe, determina-se que o corpo técnico do adjudicatário integre recursos humanos qualificados, integrando técnicos com formação específica e experiência de trabalho nas áreas fundamentais de conservação e restauro de edificado histórico e religioso, bem como de espólio artístico desta natureza. Neste sentido, a proposta deverá integrar elementos como o organograma da equipa técnica e respetivos curricula.
No que diz respeito aos materiais empregues, deverão ser todos novos, de comprovada qualidade, devendo satisfazer as especificações do projeto; no caso das obras de restauro, poder-se-ão indicar materiais reutilizados da própria obra ou outra proveniência, sujeitando-se a aprovação por parte do Município. Carece da mesma aprovação a eventual substituição de algum material constante no presente Caderno de Encargos, a qual, verificando-se, dada a similaridade ou analogia, será considerada: total ou equivalência, quando o material apresenta as mesmas características técnicas e desempenha idêntica função construtiva; parcial ou semelhança, quando o material, de características técnicas distintas, desempenha idêntica função construtiva.
Concretizando as especificidades das madeiras, estas deverão ser do cerne e essência especificada em projeto e, quando aplicadas em emendas e acabamentos, deverão apresentar o mesmo tipo de grão e textura, assim como brilho e cor similar. Se finalizadas para acabamento, as madeiras deverão ter figura e anéis de crescimento idênticos ou similares. A sua aplicação carece de prévia secagem e tratamento, preferencialmente em autoclave, apresentando teor de humidade em torno aos 15%, para boa absorção dos produtos de tratamento preventivo e preservativo, boa trabalhabilidade e estabilidade quanto a movimentos dimensionais.
Investimento total
189.420 €
Investimento elegível
189.420 €
Objetivo
Norte Mais Próximo dos Cidadãos