O Município de Valpaços, está inserido na sub-região NUTS III Alto Tâmega.
Esta sub-região partilha os traços de retração demográfica, declínio do crescimento natural da população e consequente perda de população jovem, penalizando a atração ao investimento.
É neste contexto de prospetiva demográfica endógena penalizadora e de grande exposição à concorrência entre municípios interiores na atração de novos residentes, que devemos situar a justificação do plano de combate ao insucesso escolar.
O território do Concelho de Valpaços, não pode desperdiçar as qualificações que podem ser produzidas com a massa de alunos que se encontra neste momento escolarizada. Essa não destruição de recursos é crucial para a sub-região reter uma massa mínima de qualificações sem a qual não é possível construir qualquer estratégia consistente de investimento e de residentes (a combinação destas duas lógicas é fundamental).
Importa registar que o Concelho de Valpaços, apresenta uma taxa de retenção e desistência que penaliza face à região Norte. O processo de convergência real observado em relação à Região não é, porém, homogéneo em todos os níveis de escolaridade e em todos os municípios.
Do ponto de vista da taxa de abandono precoce de educação e formação, a última informação censitária disponível mostra que era superior à média da região Norte e Continente, embora com evolução positiva entre 2001 e 2011. O Município de Valpaços apresenta mais de 30% de população jovem sem o ensino secundário ou equivalente concluído.
Dos elementos que foi possível coligir a partir de alguns contactos com agentes locais, a problemática do insucesso escolar na sub-região depende de uma multiplicidade de fatores que em regra a investigação disponível reporta ao fenómeno uma região em que a empregabilidade está muito condicionada pela base produtiva que vai sendo possível manter, é natural que famílias e jovens encontrem dificuldades de motivação e de valorização objetiva do prosseguimento da escolaridade se não houver uma preocupação sistemática e deliberada de compensar a relevância desses custos de contexto. Daí o fraco envolvimento dos encarregados de educação no percurso escolar dos educandos com implicações ao nível das atitudes dos estudantes perante a escola e resultados escolares. O que também explica, salvo exceções que deveriam constituir um referencial de boas práticas a disseminar por todo o território, a dificuldade de implementação de inovação pedagógica e curricular para contrariar esse reduzido envolvimento. Nem sempre é fácil envolver jovens e famílias em posturas mais empenhadas de valorização da escolaridade e dos seus resultados como suporte à navegação profissional futura, mesmo que a desenvolver em mares não necessariamente situados na sub-região.
O Plano justifica-se com a necessidade de a sub-região atingir taxas de retenção e desistência mais positivas do que as observadas, de maneira a tirar pleno partido da massa de alunos localmente matriculados, não esquecendo que a prospetiva demográfica tenderá a reduzir essa margem de manobra.
Tal como foi anteriormente mencionado, a tendência para o decréscimo de alunos continuará a marcar o território. Entre 2013 e 2023, de acordo com a Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, o número de alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino (quer públicos quer privados) sofreu uma diminuição considerável, passado de 1769 no ano letivo de 2013/14 para 1336 no ano letivo de 2022/23.
Apesar das profundas alterações observadas na rede atualmente existente que conta com 8 estabelecimentos com oferta de educação pré-escolar; 4 de 1º ciclo de ensino básico; 2 de 2º e 3º ciclo de ensino básico; 1 com oferta de ensino secundário, esta será melhor rentabilizada com uma progressão mais efetiva do combate ao insucesso e ao abandono escolares.
O projeto aqui apresentado nesta operação, pretende estimular o gosto pela aprendizagem das várias disciplinas e promover a concentração e memória dos alunos; despertar o interesse por diferentes temáticas relacionadas com o currículo escolar de cada faixa etária; desenvolver técnicas de cooperação e colaboração de trabalhos em grupo e incutir a disciplina e a responsabilidade; despertar o gosto pela prática do exercício físico e fomentar regras de cidadania e respeito pelo meio ambiente e, melhorar a coordenação psicomotora dos alunos e estimular sistema cognitivo e desenvolvimento de atividades de relaxamento.
Assume um carácter bastante valioso para um concelho como Valpaços, na medida em que o mesmo se encontra no interior norte do nosso país e em que o acesso a vários recursos se torna um pouco mais difícil.
Proporcionar e disponibilizar aos alunos as atividades constantes do projeto é uma mais valia na sua educação, pois de outra forma muitos deles não teriam essa possibilidade.
Atividades tais como “Equitação terapêutica”, “Laboratório de emoções”, “Lado a Lado” e “Mindfulness” viradas essencialmente para a saúde mental, evidenciam a importância que as emoções e o comportamento têm cada vez mais no desempenho dos alunos a um nível escolar e familiar.
Neste âmbito e como se trata de alunos que são sinalizados pelos respetivos professores, podem transmitir-se ferramentas aos alunos de forma a saberem lidar melhor com as situações com que se confrontam no seu dia-a-dia. Cabe também desta forma alertar os pais para darem continuidade a este trabalho no ambiente familiar.
“Crescer fácil com as Ciência” e “Xadrez” desafiam a nível cognitivo os alunos, no sentido de apelarem à curiosidade, ao pensamento lógico e à concentração.
No que respeita aos “EcosCriativos”, consiste na possibilidade de desenvolverem o seu lado mais criativo, podendo descontrair e aliviar a pressão a que estão sujeitos no quotidiano.
No seu todo, o projeto é muito completo, uma vez que, abrange diversas áreas da vida escolar e familiar dos alunos contribuindo para uma melhor qualidade de vida e, por consequência, um melhor desempenho escolar indo de encontro aos objetivos principais desta candidatura:
- Favorecer as condições de aprendizagem através da inovação pedagógica com incidência especial nos ciclos que registam resultados menos favoráveis e reforçando a complementaridade com intervenções em curso.
- Valorizar os contextos formais e informais de aprendizagem, aumentando o contributo para o desenvolvimento integral das crianças e jovens e as condições para a promoção da qualidade do sucesso escolar e articulando as intervenções com a comunidade e os recursos locais.
- Reforçar as medidas que promovem a equidade de oportunidades da educação e a inclusão das crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade, potenciando a relação comunidade-escola-família e segmentando a intervenção em função das necessidades das crianças e jovens.
- Consolidar o trabalho em rede da comunidade educativa (local e regional) e contribuir para a sustentabilidade das ações de promoção do sucesso escolar.
Investimento total
557.325 €
Investimento elegível
557.325 €
Objetivo
Norte Mais Social