O mercado apresenta novos desafios, como a alteração de hábitos do consumidor, a pressão sob a indústria transformadora para o cumprimento das metas do Green Deal, os timings e novos paradigmas de competitividade. O FPLAS compila um investimento ímpar na resposta aos desafios de mercado no âmbito de soluções plásticas de menor impacte ambiental.
A competitividade não é agora somente sustentada por métricas financeiras, mas também por métricas de sustentabilidade, nomeadamente no âmbito ambiental, social e de governação (ESG).
A Plásticerveira (CPLAS) é uma empresa dinâmica, de relação estreita com o cliente, com uma aposta clara na inovação e desenvolvimento de produto, onde a personalização é elemento de diferenciação, características que direcionaram a empresa para uma nova linha de produtos, que introduz um processo produtivo inovador, onde a tecnologia alinhada com as premissas da Indústria 4.0 têm papel distintivo, de forma a estimular a sua competitividade financeira e sustentável, culminando num posicionamento de valor acrescentado, estreitando elos na cadeia de valor.
Perante uma análise de risco a CPLAS identificou os seus pontos fortes assentes no know-how do sistema produtivo, nomeadamente do impacto de um molde na produção, o comportamento da matéria-prima, as dinâmicas de pressão e temperatura, na experiência consolidada procedente de um portfólio alargado. Pontos fortes que capacitam a empresa no desenvolvimento de oportunidades presentes no mercado, onde se elevam produtos ambientalmente responsáveis substitutos do descartável, de ecodesign, versáteis e resistentes.
Não obstante, impõem-se fraquezas, nomeadamente a capacidade de produção se encontrar no limiar do máximo, equipamentos existentes, como moldes, comprometerem o desempenho competitivo, falência ao nível do network inteligente e tratamento de dados para que o planeamento eficiente de recursos e o sistema integrado de monitorização e controlo de produção desencadeiem vantagens competitivas.
Embora identificadas as oportunidades concretas, o ambiente externo apresenta diversos obstáculos como a imagem negativa associada aos artigos de plástico e à sua cadeia de valor, bem como o seu papel na circularidade da economia.
Face ao exposto, a FPLAS concerne investimento para a criação de uma gama de packaging para o setor alimentar de valor acrescentado, com características diferenciadoras da concorrência, onde o conceito de Ecodesign de processo e produto são patentes. Uma gama que combina a utilização de polímero bio, com um design apelativo, acabamentos premium, reutilizável, de qualidade e resistência, com diversas funções como transporte, rastreabilidade, conservação, decoração de utilização indoor/outdoor.
De forma a mitigar as ameaças, a CPLAS aposta na introdução de novas técnicas e processos no modelo produtivo com recurso a novas máquinas e equipamentos dotados de tecnologia de ponta, como máquinas de injeção state-of-the-art e moldes valve gate. Ao nível organizacional, onde a inovação assenta em tecnologia precursora da I4.0, com a digitalização de procedimentos através de um software ERP.
O desenvolvimento de uma nova gama, promove a implementação de novas ações de Marketing, como a implementação de um Plano Estratégico de Marketing.
De salientar que a inovação do processo produtivo é crucial para o alcance de características singulares à nova gama, como pontos de injeção e marcas de união de peças de perceção reduzida. Os moldes têm especial impacto na qualidade da peça de plástico injetada, pelo que o investimento em moldes personalizados em termos de parâmetros de injeção, matéria-prima, condições de temperatura, pressão, velocidades, número de pontos de injeção lay-out das cavidades é fundamental para a nova gama. A aposta em moldes dotados de tecnologia de ponta, valve gate molds, é capital para o desempenho do processo produtivo e qualidade do produto final.
No mesmo sentido, a operação comtempla o investimento em máquinas de injeção, de periféricos robotizados como a colocação de inserts (para a inoculação de etiquetas RFID, por exemplo), e da captura das peças à saída das máquinas. Numa gama onde o posicionamento do produto assenta na sua qualidade e ecodesign, este equipamento em conjunto com os moldes permite reduzir desvios e tolerâncias das obras, ajustar as mesmas aos critérios e exigências do cliente, definir padrões de erro e identificar constrangimentos decorrentes de uma fase especifica da produção, como pressão de injeção, temperatura, tempo de arrefecimento, dado à sua sensorização e IoT interligado ao ERP permite a recolha e analise de dados, de forma a minimizar erros e desvios bem como o desperdício de recursos. Um investimento que possibilita responder às exigências qualitativas inerentes à nova gama, bem como aos requisitos de performance sustentável a que a CPLAS se propõe.
A FPLAS traduz ainda a estratégia da CPLAS na aposta na transição digital, alicerçando a sua competitividade em tecnologia coincidente da I4.0, desde o sistema produtivo ao modelo organizacional. Exemplo disso é o investimento num Software ERP, que agrega diversas competências, conecta todos os fluxos de dados produzidos por equipamentos e pessoas permitindo o tratamento, controlo e gestão da informação de uma forma centralizada. O ERP abrange toda a empresa nas diversas vertentes, quer no controlo da produção, quer no planeamento, na gestão com a criação de KPI’s, como na parte comercial. O fluxo de informação será alojado em cloud, o que permitirá um acesso remoto, flexível, de uso escalonado às necessidades. Posto isto, serão implementadas medidas e procedimentos de Cibersecurity, como a criação de backups, o escalonamento do acesso à informação, certificados de segurança, serviço de controlo de conformidade, de forma a proteger dados e segredos industriais, bem como garantir e preservar o funcionamento da organização.
A capitalização da CPLAS passa também pela contratação de um recurso humano altamente qualificado. O FPLAS encerra ainda uma nova abordagem ao Marketing-mix da CPLAS delineado por um Plano estratégico de Marketing, com especial incidência na Promoção, resultante do lançamento da nova gama.
Em consonância com as ameaças identificadas, a CPLAS irá desenvolver 2 webinar, estimulando os stakeholders e restante comunidade para o desenvolvimento de soluções e alternativas considerando os novos hábitos de consumo e o compromisso ambiental.
Investimento total
1,42 M €
Investimento elegível
1,42 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo