A LOPES & CALDAS-ENGENHARIA, LDA, doravante LCE, do setor da metalomecânica, desenvolve soluções de serralharia civil, construção naval, nuclear, offshore e tubagens. Desenvolve ainda atividades de engenharia metalomecânica, civil e naval, realizando a conceção, a investigação das metodologias construtivas, planificação, prototipagem, montagem e gestão de projetos.
A estratégia de desenvolvimento da LCE tendo como premissas:
.Capacitação produtiva para desenvolvimento de soluções de elevada complexidade técnica (valor acrescentado), estabelecidas numa lógica integrada de produto/serviço, direcionadas para nichos de mercado de elevadas dinâmicas de crescimento;
.Aumento do leque de produtos/soluções, antecipando-se no desenvolvimento e aplicação de novas técnicas/tecnologias e/ou novos materiais, adaptados a ambientes extremos;
.Incremento da eficiência/flexibilidade do processo produtivo, logístico, montagem e manutenção futura das s/ soluções;
.Desígnio da sustentabilidade enquanto reforço de competitividade e motor de um desenvolvimento inteligente;
.Digitalização para desmaterialização dos fluxos de trabalho bem como facilitadora da cultura de experimentação e inovação existente na LCE.
Investimento:
1.CNC de corte por plasma, oxicorte e furação- precisão, qualidade de corte e furação, alta velocidade de posicionamento, compensação automática e permanente de desvios, redução das vibrações resultantes do corte, promovendo> qualidade do produto final (PF). Possui troca automática de ferramentas, ajusta automaticamente o fluxo de aspiração e possui software de controlo, que aciona os mecanismos de arranque e paragem, assim como as variações de velocidade, assegurando grande eficiência energética. Importação direta de desenhos entre CAD/CAM, gerando automaticamente o programa para o corte CNC, assegurando qualidade e integridade das peças. Marcação inteligente de componentes, reduz desperdícios, nesting de projetos, verificação gráfica de programas e, estimativas rápidas e fiáveis para peças ou otimizações (evitando erros de produção e > eficiência de MP), tempos reduzidos de execução e elevada flexibilização. Prioriza peças, rastreia, organiza e utiliza automaticamente materiais. Permite trabalhar chapas de grandes dimensões.
2.Cristo de soldadura–solução automatizada para soldadura, c/ manipulador, carro de translação, cabeçal de soldadura e 2 pares de viradores rotativos 70 ton. Possui elevada precisão de soldadura a fio, graças à possibilidade de visualização do cordão a laser e à possibilidade de ser comandada digitalmente e remotamente. Por seu turno a grande capacidade da bobine de fio, permite > produtividade e rentabilidade (menos “mudas”). Os viradores, c/ 8 rolos/por vir.) garantem > estabilidade e rapidez na viragem da peça.
3.Quinadeira hidráulica-para dobrar/conformar, com > precisão e eficiência, chapas de metal, e criar peças com ângulos e formas específicas atendendo às especificações do projeto. Este modelo assegura > precisão na dobra, o que é fundamental para garantir que as peças se encaixem corretamente e funcionem conforme o previsto. Incorpora avanço automático de chapa (> produtividade) e possui capacidade para processar chapa de > espessura e dimensão;
4.Guilhotina: com > precisão de corte o que garante encaixe perfeito na montagem e minimização do desperdício de MP, pois o corte é eficiente e maximizado, aproveitando ao máximo a chapa. A sua elevada capacidade de processamento, permite corte rápido e consistente, reduzindo tempo, logo > rendabilidade e produtividade
5. 2 Ponte rolante 40 ton e 30 m de vão + 1 Ponte rolante 12,5 ton e 15 m de vão + 2 Ponte rolante 10 ton e 30 m de vão + 2 Ponte rolante 10 ton e 15 m de vão - para levantamento e movimentação de cargas, otimizando o fluxo de produção e incrementado eficiência.
6.Serrote de fita – com avanço automático do tubo executando os cortes, de forma automatizada e contínua, e ajustando facilmente as configurações de corte, como comprimento, angulo. O avanço automático aumenta significativamente a eficiência do processo e reduz a tempo de ciclo, ao eliminar a necessidade de alimentação manual. Por seu turno, assegura uma “alimentação” consistente, garantindo assim cortes precisos e uniformes, e, em sequência a minimização do desperdício de MP.
7.Curvadora (2)- para dobragem/conformação de tubos e perfis metálicos, de acordo com as especificações do desenho. Com tubos acionados e temperados, facilita a conformação, garantindo > qualidade, diminuição de não conformes e consumo de energia. Inclui display digital para gestão do processo.
8.Maquinas de soldar: 3 maquinas ELECTREX MIG 556 C LTRONIC SYNERGIC, alimentadores, Cabos de interligação e tocha MIG 36-4MT. Prevê-se ainda 8 máquinas fonte potencia MIG 556 MW, alimentadores, cabos e tocha MIG 501-4 mt
9.Sistema de extração: para extração de poeira metálica, livre de contaminantes, permitindo que os resíduos de metal (subproduto) possam ser valorizados para fundição, através do seu aproveitamento. Este modelo faz o controlo automático do débito da aspiração o que garante reduzido consumo energético
10.Compressor e rede de ar comprimido de parafuso: para produção e distribuição de ar comprimido para acionar/operar diversos equipamentos, de acionamento de velocidade variável o que proporciona extrema flexibilidade
11.Rede de gás – necessário para o processo de soldagem, corte de materiais, tratamentos e limpeza de superfícies de metal, calibração de instrumentos de medição e teste de produto, etc..
12.Calandra – para criar formas curvas, cilíndricas e cónicas. Possui sincronização eletrónica e acionamento hidráulico e grande capacidade de curvar chapas de grandes dimensões (3 mts e 86 mm de espessura).Incorpora PLC de controlo e programação, integravel com CAD/CAM.
13.Máquina de corte de perfis com centro de furação (CNC) –para cortar de forma precisa e eficiente perfis metálicos (vigas, tubos, barras e perfis em H). Tem ainda a função de furar, permitindo furos ovalizados. C/ software de programação, PLC, controlo remoto e contínuo do processo. Incorpora sistema automático de troca de ferramentas, e, medição automática do material, com alerta de escolha de material incorreto para o trabalho selecionado (auto regulação). Sistema de aquisição de dados, com leitura automática de dados CAD 3D, integração com CAD/CAM e programação remota. A célula de corte c/extrator automático e unidade de marcação de peças.
14.Empilhador telescópio de 4 ton e elevação de 18 mts
15.Empilhador 5 ton e elevação de 3,5 mts
16.Plataforma elevatória (tesoura) – altura de elevação até 13,9 mts na plataforma e velocidade de translação de 3km/hora.
17.Painéis fotovoltaicos
18.Software de recolha de dados de obras
19.Software autocad
20.Software Architecture Engeneering & Construction
21.Softwatre BI.4.0
22.Estudo de layout fabril
23.Lean Manufacturing
24.Plano de Marketing Internacional
25.Estudo alinhamento operação com o princípio DNSH
26.Video divulgação projeto
Investimento total
2,94 M €
Investimento elegível
2,89 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo