A GIL&GOMES-VIDRARIA LDA. (VIDROLITOS) localiza-se em Arcos de Valdevez e atua no setor do vidro.
A VIDROLITOS dedica-se à atividade comercial de vidraria, colocação de vidros, corte de vidro plano, comércio a retalho de artigos de decoração e mobiliário para o lar. A vertente industrial passa pela aquisição de vidro em chapa plana para posterior transformação e respetiva colocação. Os seus clientes enquadram-se nos setores da construção, arquitetura e design.
Em termos de recursos, dispõe atualmente de máquina de arestas, furadora pneumática, mesa de corte, cavaletes, entre outros. Contudo, são equipamentos rudimentares e tecnologicamente obsoletos. Além disso, a empresa pretende agora alargar a sua atividade, mais concretamente, iniciar a produção de vidro duplo.
Neste seguimento, a análise estratégica revelou necessidades ao nível da capacitação da área produtiva e do upgrade tecnológico, uma vez que os equipamentos atuais não permitem fornecer uma resposta adequada perante as crescentes solicitações provenientes do mercado interno e externo.
Assim, com vista à sua expansão, a estratégia terá como principais pilares a capacitação produtiva, criação de competências para produzir vidro duplo, construção de novo pavilhão, ajustado à nova realidade da empresa e do mercado, aposta em inovação tecnológica e na sustentabilidade energética e ambiental.
Neste contexto, apresenta os seguintes objetivos:
-Adquirir avançadas soluções produtivas destinadas ao aumento da capacidade e fabricação de vidro duplo, com tecnologias core I4.0
-Investir na construção de novo pavilhão industrial, ajustado à realidade produtiva a adotar pela empresa
-Introduzir fatores de inovação ao nível do processo e organizacional, pela transferência de conhecimento com a colaboração de entidade I&I
-Apostar na melhoria do desempenho energético e redução de emissões de carbono
-Criar novos postos de trabalho, nomeadamente PTs qualificados
-Alcançar um aumento significativo do volume de negócios
Em linha com os objetivos definidos, elencam-se e descrevem-se abaixo os investimentos a realizar no âmbito do presente projeto:
EQUIP. PRODUTIVO
-Linha de produção de vidro duplo: trata-se do principal investimento a realizar, que permitirá a produção do vidro duplo de forma totalmente automatizada, assegurando elevados níveis de eficiência do processo produtivo. É composta por lavadora vertical, dispositivo de lavagem para vidros de baixa emissividade, transportador de posicionamento, prensa de painéis, enchimento com gás, sistema de supervisão de diagnóstico, transportador buffer de alta produtividade, seladora, processamento de vidros moldados, grupo de bombagem. De salientar que o processo de selagem garantirá elevados níveis de qualidade ao nível da sustentabilidade energética do produto
-Dobradeira de perfis com dobragem assistida “Smart Arm”: solução robotizada, a acoplar à linha de produção de vidro duplo, que terá como principal função efetuar as dobras dos perfis de alumínio a colocar no meio do vidro duplo
-Mesa de corte: tem como função o desmembramento da chapa de vidro de forma automática e permitirá garantir uma maior produtividade, automatização, eficiência e precisão, tratando-se de uma mesa de maior dimensão e mais competente do que a prevista no RPA (investimento alterado em função de novas necessidades produtivas da empresa). Possui scanner de formas, corte de vinil e um programa de otimização avançado de corte. Inclui ainda um sistema de desbandamento para vidro Low-E (Low Emissivity Glass) e software adaptado para o desbandamento da proteção plástica (TPF)
-Classificador de placas de vidro: para armazenamento das chapas de vidro de forma organizada em função da dimensão, de modo a que a ponte rolante recolha o tipo de chapa a utilizar no processo. Este equipamento permitirá aumentar a eficiência do processo, sendo também uma solução mais funcional em termos de organização do espaço
-Ponte rolante: para transporte do vidro na linha de produção
-Transportadores de chapa de vidro de vidro transformado: para armazenamento e transporte, em segurança, dos produtos de vidro;
-Ferramentas diversas: Kit Aparafusadora/Martelo/Rebarbador, Nível Laser 3 linhas, Trolley Organizer, Torre de Iluminação Híbrida, Aspirador ferramentas, Compressor Parafuso, Deposito, Secador, Purga e Filtro, Rede de Ar comprimido total, Serra esquadria, Kit Aparafusadora, Cortadora Multimaterial, Aspirador, Pistola de Silicones, Andaime de trabalho
INSTALAÇÕES
Está prevista a construção de novo pavilhão industrial, que considerará princípios no âmbito da sustentabilidade ambiental, energética, hídrica, em alinhamento com leis e normas associadas aos objetivos ambientais e princípios da T. Climática.
SIST. INFORMÁTICOS
Encontra-se prevista a implementação de ERP, destinado à automatização de processos de negócio e fluxos de informação, permitindo uma rigorosa e eficiente monitorização do desempenho operacional, tornando a gestão mais conectada e eficiente.
Está também prevista a aquisição de sist.informáticos de suporte à área produtiva e à criação de condições para os PTs a criar.
ENERGIA E AMBIENTE
Sendo a sustentabilidade ambiental e o desempenho energético elementos fulcrais da estratégia de crescimento da VIDROLITOS, prevê-se a instalação de um sistema solar fotovoltaico para produção de energia para consumo interno, visando-se uma poupança significativa no consumo energético e emissões de CO2.
ESTUDOS E INOVAÇÃO
No contexto da nova unidade industrial, está previsto o investimento num Estudo e definição de layout, para uma organização eficiente dos novos recursos.
No âmbito da inovação, em alinhamento com a I4.0, prevê-se a introdução de inovação, com o apoio do INEGI, abrangendo 2 diferentes tipologias de forma consolidada:
PROCESSO: “Implementação de ferramenta i4.0 de escalpelização de múltiplos domínios do processo”
ORGANIZACIONAL: “Integração de ferramentas Lean Manufacturing 6-Sigma”
No contexto dos estudos e inovação, está ainda previsto o Plano de Marketing, cujas ações previstas visam aumentar a notoriedade da VIDROLITOS.
Está ainda prevista a realização de um estudo no âmbito do Princípio “Não Prejudicar Significativamente”, que visa analisar o impacto ambiental gerado pela empresa e o seu alinhamento com o referido Princípio.
O investimento total, em Capital Fixo, afeto ao presente projeto totaliza os 1.599.576,05 euros.
O promotor optou por financiar o investimento recorrendo às seguintes fontes:
1.ª Prestações Suplementares: 8,48% do investimento;
2.ª Autofinanciamento: 51,52% do investimento (imputação dos meios libertos líquidos em cada um dos anos de execução do investimento (RL+Amortizações) de acordo com as previsões que estão nos mapas financeiros do projeto (Demonstração de resultados previsionais e balanços previsionais).
3.ª Financiamento SI Inovação (Fundo): 40% sobre o investimento total.
Se o fundo ficar abaixo do previsto, a fonte de financiamento alternativa será Capitais Próprios.
Investimento total
1,60 M €
Investimento elegível
1,53 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo