O projeto do Bô! Hotel Boutique vem promover a criação de um novo estabelecimento, ao mesmo tempo que reforça a capacidade empresarial desta microempresa para o desenvolvimento de serviços que permitem alargar a cadeia de valor do turismo na região.
É fulcral atuar, em especial nas regiões de baixa densidade, ao nível da produtividade e da capacidade de criação de valor acrescentado pelo tecido empresarial, investindo em setores com potencialidade de crescimento, como é o caso do turismo que é constituído por um racional de intervenientes bastante alargado.
O Bô! Hotel é um investimento empresarial de natureza inovadora e com uma equipa qualificada, traduzindo-se na oferta de serviços turísticos de elevado valor acrescentado, para aposta em mercados internacionais, promovendo também um arrastamento da fileira turística, agrícola, agroalimentar, etc.
Portugal é um país pequeno, com gente afável, mas com grandes diferenças de norte a sul. O Nordeste Transmontano, aquele cantinho de Portugal, é uma região de identidade, cultura e forma de estar muito própria, ou não fosse por lá que existisse a segunda língua oficial de Portugal: o mirandês, que parece estar em desuso, mas que, por lá, ainda está vivo. É a região onde coexiste a Terra Fria e a Terra Quente num frágil equilíbrio, o mesmo acontecendo com a dureza granítica das paisagens e as cores esfuziantes de um vasto espaço repleto de atrações e locais de visita obrigatória. É muito rica em eventos tradicionais genuínos como a Dança dos Pauliteiros de Miranda ou as festas de origem pagã como a Festa dos Rapazes, os Caretos ou a Queima do Diabo.
Os inúmeros vestígios arqueológicos atestam a presença humana no território e a sua harmonização com o meio ambiente. Destaca-se a cultura dos berrões, única no nordeste transmontano, que consistia nas construções de estátuas zoomórficas ligadas ao culto da fertilidade e rituais religiosos.
Uma expressão tão transmontana, talvez a mais comum do campo léxico transmontano e quase impossível de explicar o que significa, ainda que, para quem lá mora, faça todo o sentido – “Bô!”. É um substituto para a expressão “ora essa!”, ou para “isso ainda vai acabar mal” ou até para “bom”. A aplicação desta expressão só altera na sua entoação. Afinal, o que é, então, o “Bô!”? É uma palavra mítica que é quase tudo, sem ser nada! Bô! é Hotel Boutique!
Explorando um pouco mais, verifica-se que o vocabulário transmontano é muito rico e reflete grande parte da cultura e tradições regionais. Este foi o mote que levou ao desenvolvimento de todo o conceito do Bô! Hotel.
O Bô! é um boutique Hotel, com 24 quartos, de decoração sóbria e elevados padrões de conforto, repleto de alusões à cultura transmontana. Os seus quartos identificados com expressões transmontanas (p.e. Arrebunhar, Bilhó, Gambias, Ladradeira, Zorra, etc), terão no seu interior o respetivo significado, despertando assim a curiosidade e o desejo de conhecer todos os quartos. Alguns elementos decorativos espalhados pelo edifício, como máscaras de caretos, trajes, chocalhos ou paus dos pauliteiros, incentivam a uma busca pelo conhecimento acerca das tradições transmontanas. A cada canto, uma nova descoberta, uma nova curiosidade, permitindo enriquecer a experiência dos seus turistas.
O Hotel dispõe ainda de um lounge, junto à receção, sendo este um espaço descontraído, local de espera ou lazer, servido por um pequeno bar. O Restaurante “Guitcho” retrata os sabores transmontanos, servindo almoços e jantares, para clientes do hotel ou externos. Este é também o local para “matabichar” – tomar o pequeno-almoço.
Para que o cliente possa relaxar, sem ficar “aborrido” é-lhe oferecido um pequeno SPA, com serviço por marcação, onde terá disponível um jacúzi, uma sauna e banho turco e uma sala para tratamentos ou massagens. Junto a esse espaço, ainda é possível encontrar uma pequena piscina exterior para se refrescar nos dias de mais calor.
No entanto, é no topo do hotel que se situa mais um elemento diferenciador: um rooftop pensado para os dias ensolarados, mas também para os dias frios. O “Cibo” é um rooftop onde é possível ver-se “um pouco” de Bragança. O topo do edifício conta com uma infraestrutura coberta, com copa e numerosos lugares sentados e que servirá de apoio ao restante terraço, que nos dias frios ganha uma nova fisionomia com pequenas “bolhas” climatizadas e transparentes.
Para que os hóspedes possam o mais possível disfrutar da cidade, deslocando-se com facilidade, é posto à sua disposição a requisição de bicicletas elétricas de passeio.
E assim se define um hotel rico de saberes, num ambiente leve, informal e moderno, uma verdadeira janela sobre as tradições das gentes transmontanas, sem se impor em demasiado a quem só quer um sítio para descansar.
• 24 quartos com decoração sofisticada, mobiliados de forma confortável e harmoniosa, tendo em cada um a descoberta de um termo usado por terras transmontanas;
• Com foco no turismo cultural, apresenta uma temática que pretende transmitir a cultura transmontana e enriquecer as experiências turísticas, no entanto sem se impor a quem só pretende disfrutar do requinte do espaço;
• Atendimento profissional e personalizado;
• Dispõe de um restaurante aberto ao público para degustação dos sabores característicos da região;
• Um pequeno SPA e uma piscina exterior que possibilita momentos de relaxamento;
• Rooftop com um espaço de bar e tapas, aberto todo o ano;
• No inverno o terraço no rooftop apresenta uns pequenos iglôs transparentes para proporcionar momentos ainda mais surpreendentes;
• Bicicletas elétricas de passeio;
• Estacionamento coberto nas imediações do hotel;
• Empreendimento acessível;
• Hotel com consciência ambiental;
• As parcerias com empresas de animação turística, especializadas em turismo de natureza e touring cultural, permitirão oferecer experiências mais completas.
No Bô! Hotel pretende-se oferecer ao cliente todo o conforto e qualidade, envoltos nos costumes, tradições, paisagens e gastronomia transmontana, para descansar, explorar, descobrir e se emergir nesta cultura milenar.
Trata-se de um empreendimento all-for-all, uma vez que todo o edifício é acessível, contando com quartos adaptados. A preocupação ambiental está também ela patente neste projeto, bem como a manutenção da traça dos edifícios.
Investimento total
2,09 M €
Investimento elegível
2,05 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo