O presente projeto pretende apresentar uma nova bebida destilada com botânicos biológicos (certificados). Esta vai ser a primeira bebida a ser produzida na União Europeia deste tipo porque é uma bebida sem álcool, sem açucares, sem gás carbónico, sem edulcorantes e sódio resultante de um destilado de água e botânicos.
Uma bebida que é completamente natural e numa embalagem premium e vai-se chamar Klimo.
Este produto poder-se-á enquadrar nos brunchs (que só vendem smoothies), nos restaurantes como bebida principal ou aperitivo como cocktail, nos ginásios que cada vez existem uma comunidade maior de atletas amadores que após o treino se juntam a conversar no bar do ginásio, nos bares que temos vindo a notar que as pessoas que vão ao bar e não têm além da água uma bebida que não seja calórica e com apresentação e já terão uma bebida que se adequa para quem sai à noite e vão comprar para ter em casa e substituir as bebidas alcoólicas ou carbonatadas que consumem ou consumiam e podem beber à refeição com amigos.
Como é um produto saudável e com uma apresentam premium vai-se enquadrar para substituir vinhos e destilados e/ou bebidas sem álcool.
É um projeto que granjeia um conjunto de valores, tais como a Inovação, a sustentabilidade, a neutralidade carbónica e a promoção da saúde.
Define uma estratégia, clara e transparente do seu processo técnico, desagregando o mesmo em 6 atividades distintas, sendo quatro delas classificadas como desenvolvimento experimental, e 2 de gestão técnica. É disruptiva quanto à solução e incremental quanto ao processo técnico. Encontrará diversos desafios relacionadas com a componente inovadora, pois não existe na EU nenhum produtor de bebida similar.
No entanto foram refletidas, medidas de mitigação capazes de ultrapassar potenciais constrangimentos técnicos. O projeto passará pela fase de planeamento, seguido da conceção, testagem pilotos e desenvolvimento de produto. Transversalmente ao projeto o mesmo conhecerá uma atividade de monitorização contínua e avaliação e de divulgação de resultados.
Apresenta uma estratégia adequada com os objetivos Estratégicos da Empresa, potenciando o seu processo de internacionalização e de entrada em novos canais de comunicação e venda.
Para tal, a empresa muniu-se de uma equipa especializada e multidisciplinar, estando prevista ainda a contratação um RH altamente qualificado como eng. Alimentar, reforçando ainda o espírito de coesão territorial do projeto e de enraizamento de competências e conhecimento no território.
O projeto encontra-se alinhado com as prioridades definidas na RIS3 Regional, nos seus domínios de - Industrialização e Sistemas Avançados de Fabrico;- Sistemas Agroambientais e Alimentação;- Ciências da Vida e Saúde e Mobilidade Sustentável e Transição Energética, bem como vai de encontro os OE do Pacto Ecológico Europeu (GreenDeal) em 4 dos seus eixos: - Neutralidade Climática; - Economia Circular;- Agricultura sustentável; Justiça Social e Transição justa.
O Projeto é por isso considerado como ambicioso, desafiante do ponto de vista do processo técnico proposto, e na obtenção da solução final. Foi refletido pormenorizadamente na definição das suas atividades, na sua calendarização, nos recursos físicos, técnicos e humanos e como tal potencia-se a obtenção dos resultados propostas em cada atividade e resultados finais, com a delimitação de entregáveis e Milestones precisos e quantificáveis.
O projeto prevê ainda um conjunto de ações de divulgação de resultados e promoção das atividades, quer junto da comunidade científica, como junto do consumidor final, exponenciando as metodologias e resultados científicos, e por outro a sensibilidade para a temática ecológica, de saúde e de sustentabilidade.
Investimento total
269.776 €
Investimento elegível
269.776 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo