O promotor é proprietário do Hotel Verdeal, uma unidade hoteleira, situada em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, com 34 quartos de três tipologias, dotado de todos os requisitos necessários para quem deseje desfrutar de uma estadia magnífica nesta região de serra e rios, a partir da qual se pode descobrir toda a região demarcada do Douro, assim como a Serra da Estrela (1 hora de distância), a região do vale de Côa e o santuário da Senhora da Lapa.
Os clientes, além de uma estadia em quartos modernos e cómodos, podem usufruir de outros serviços, nomeadamente:
• Restaurante com cozinha tradicional, que oferece um serviço de elevada qualidade, atendimento personalizado e uma ementa variada sendo o lugar ideal para almoços e jantares em família e de negócios.
• Organização de congressos reuniões e outros eventos empresariais
• Organização de eventos festivos: casamentos, batizados e aniversários, dispondo para o efeito de amplos salões de festas, facilmente adaptados a natureza do evento, envoltos por mágicos e variados espaços verdes, piscina e uma paisagem natural, tipicamente beirã.
Com a implementação do presente projeto o promotor pretende inovar e alargar os serviços oferecidos aos clientes.
Parar o efeito prevê a edificação 5 apartamentos T0 e 5 bungalows inseridos num ambiente de natureza que vão permitir a captação de novos segmentos de clientes nomeadamente famílias com crianças que procuram soluções com mais privacidade, com mais espaço e mais valências do que as que são oferecidas por um quarto de hotel.
Por outro lado, nos 40 hectares de terreno envolventes do hotel, vai desenvolver um inovador circuito de manutenção dotado de caminhos para andar a pé, pistas para andar de bicicleta ou correr e com um conjunto diversificados de equipamentos para a prática do exercício físico.
Vai ainda inovar ao nível da implementação de um serviço de transporte de hóspedes para visita a locais de emblemáticos da região e para os aeroportos do Lisboa e Porto.
Finalmente vai inovar ao nível organizacional com a implementação de soluções de digitalização de processos e softwares integrados de gestão de toda a atividade turística.
Em detalhe, e decorrendo da estratégia e objetivos definidos, a operação prevê os seguintes INVESTIMENTOS:
A) Obras de ampliação da unidade hoteleira
Neste âmbito serão realizadas obras de alteração/ampliação no edifício. Concretamente no piso -1, a área que atualmente está destinada a arrumos, mas que possui vãos de ventilação em toda a sua extensão, será reconvertida para alojamentos, prevendo-se a edificação de um total de cinco apartamentos T0.
Por outro lado, consta ainda do projeto a construção de cinco Bungalows, junto ao Corte de Ténis, com a tipologia T0, constituídos por Circulação, Copa/Cozinha, Instalação Sanitária e Quarto Duplo. No sentido de dotar o equipamento de lugares de estacionamento também foram previstos cinco lugares de estacionamento, em que um deles, é para pessoas com mobilidade reduzida.
Serão ainda realizadas obras de arranjos exterior nomeadamente para o desenvolvimento e instalação do novo circuito de manutenção.
B) Equipamentos, mobiliário e decoração
Serão realizados investimentos num conjunto diversificado de equipamentos para a prática de exercício físico a instalar no novo circuito de manutenção.
Serão ainda realizados investimentos em equipamentos sanitários para equipar as novas unidades de alojamento, equipamento desengordurante HTS 967 ELEV para limpeza de superfícies, equipamentos de lavandaria e equipamentos de cozinha.
Ao nível do mobiliário está prevista a aquisição de secretárias com modulo para frigobar, cadeiras, mesas, candeeiros de pé alto e mesinhas de cabeceira, que permitirão dotar as unidades de alojamento de um conforto superior.
Para o exterior também será adquirido diverso tipo de mobiliário, nomeadamente espreguiçadeiras, chapéus de sol e mesas de apoio.
No âmbito da decoração estão previstos investimentos em novos cortinados e atoalhados
Para o desenvolvimento do novo serviço de transporte de clientes para visitas a locais emblemáticos da região e transporte para aeroportos prevê-se a aquisição de um veículo 100% elétrico de 8 lugares.
C) No âmbito organizacional
Neste âmbito prevê-se o investimento em inovadoras soluções digitais de gestão integrada da atividade turística que incluem gestão de reservas, logística e operações, marketing e comunicação ou gestão de staff. Todas estas áreas serão automatizadas, de forma integrada, com as ferramentas adequadas, poupando tempo e recursos para uma gestão mais eficiente.
Será, igualmente, implementada uma solução de sistemas digitais de gestão documental (na ótica de enterprise resource planning), que vai simplificar os fluxos de informação, permitir reduzir erros e, por consequência, situações de retrabalho ou duplicação de trabalho.
Com a solução +Documental a desenvolver vai ser possível criar um arquivo digital com regras de arquivo e controlo de acessos, associar workflows de aprovação/validação com prazos pré-definidos, para simplificar e otimizar os processos internos de desmaterialização documental, que se convertem em ganhos de produtividade, qualidade, disponibilidade, segurança e agilização dos processos de trabalho e da gestão interna da informação
D) No âmbito do marketing
Neste âmbito contempla-se a elaboração de um plano de marketing de acordo com os conceitos e valores associados à marca.
Serão, ainda, realizados um conjunto de investimentos transversais, essenciais à promoção e divulgação da oferta turística, nomeadamente adesão a redes sociais, a plataformas online, vídeo e material promocional.
Para a prossecução do objetivo de captação de turistas estrangeiros, prevê-se a recolha de informação/estudo sobre mercados alvo (Espanha, França, Alemanha e Reino Unido), a elaboração de plano de comunicação e promoção adequado aos mercados internacionais; o desenvolvimento de Campanhas de marketing online em Sites Relevantes de Produto e Mercado, Facebook, Google e campanhas offline: Brochuras de Operadores e revistas de turismo.
Investimento total
1,43 M €
Investimento elegível
1,02 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo