A presente candidatura tem como objetivo a implementação de um projeto de ampliação e diversificação de serviços de um projeto turístico de um hotel rural 5*, o DOURO SCALA HOTEL & SPA, potenciando a valorização de património edificado da Quinta do Paço – Cidadelhe em pleno coração da região Duriense.
A ideia da ampliação do alojamento já existente e da criação de infraestruturas que potenciem a diversificação dos serviços já oferecidos parte da vontade do promotor em, continuamente, melhorar e valorizar o potencial do edificado existente, torná-lo num empreendimento turístico cada vez mais valorizado, com todas as comodidades, mas ainda assim, preservando os traços originais e rústicos tanto da casa como do seu meio envolvente, uma envolvente repleta de história e simbolismo patrimonial e cultural.
Assim, prevê-se com o presente projeto a ampliação em 16 quartos duplos, no total, ficando assim a unidade com 59 quartos duplos. Com esta ampliação terá de se garantir a capacidade, ente outras valências, do parque de estacionamento, com todas as instalações mais modernas para carregamento de veículos elétricos. Prevê-se também a ampliação da sala de eventos da promotora, tornando-a numa das maiores da região duriense, sendo a única integrada num empreendimento com as valências oferecidas pela promotora. Além disso, e de forma a potenciar todas estas ofertas, indo ao encontro das necessidades e especificidades inerentes aos canais de distribuição e comunicação mais relevantes para o seu público-alvo, a promotora irá implementar medidas importantes no âmbito da promoção do marketing digital. Estas medidas, no seu todo, permitem um posicionamento distinto, inovador e diferenciador da promotora que lhe permitirá uma rentabilização de todo o investimento previsto no âmbito da presente operação.
O montante total de investimento previsto para a presente operação é de aproximadamente 3.000.000,00 euros.
A solução de projeto de ampliação e alteração que aqui se apresenta tem como objetivo principal alargar a capacidade de resposta do hotel às necessidades atuais. Tendo em conta o aumento da procura de empreendimentos turísticos desta natureza que acompanha as principais tendências de evolução do turismo mundial, as potencialidades da região neste sentido e ainda as condições económicas atuais, surge esta proposta de ampliação da unidade de alojamento do Hotel Rural da Quinta do Paço e, como consequência, a adequação de zonas técnicas necessárias para um empreendimento desta dimensão.
Por forma a dar resposta ao potencial que este empreendimento e o local onde se insere representam, foi pensada a ampliação da unidade de alojamento em 16 quartos no total, que poderão ser adaptados a quartos duplos, de casal ou individual. Foram tidos em conta os requisitos do anexo I do artigo 3.º da Portaria 309/2015, no que respeita às unidades de alojamento para um empreendimento de categoria de 5 estrelas. De salientar que com este aumento do número de quartos manteve-se o cumprimento do requisito do mesmo anexo, garantindo um parque de estacionamento com a capacidade para um número de veículos correspondente a 20% das unidades de alojamento do empreendimento.
No piso -2, surgem 8 quartos no prolongamento do edifício. No piso -1, um piso acima, surgem mais 8 quartos, dando continuidade aos quartos já existentes, mantendo uma continuidade harmoniosa e coerente.
Restaurante: a área do restaurante sofrerá também uma ampliação, por consequência do aumento da capacidade do hotel, asseguradando a qualidade dos serviços prestados, permitindo dar resposta a um maior número de utentes, de modo a proporcionar o conforto e comodidade espectável para um hotel com estas características.
Localizada a nascente, está prevista uma esplanada de apoio ao restaurante com lotação prevista de 30 pessoas, conseguida através da cobertura praticável resultante da ampliação da sala de eventos.
Zona Técnica – Cozinha: Com o aumento da capacidade de lotação do hotel, surgiram outras necessidades de adaptação a esta nova realidade, nomeadamente a adequação de espaços destinados a zonas técnicas. Assim, foi pensado o redimensionamento e alteração do layout da cozinha, sendo criadas novas zonas técnicas de apoio ao bom funcionamento de uma cozinha com estas características com 2 novas zonas de trabalho a zona de preparação e pastelaria, assim como o reposicionamento dos espaços de trabalho, garantindo as melhores condições de trabalho, segurança e salubridade.
Zona Técnica – Lavandaria: O redimensionamento dos espaços de apoio à cozinha levou à necessidade de relocalização da lavandaria.
Sala de eventos: Considera-se que um empreendimento desta dimensão, e tendo em conta o local privilegiado onde se encontra, é merecedor de um espaço para a realização de eventos devidamente dimensionado e que proporcione aos utilizadores uma agradável experiência de união com a envolvente, tirando partido da paisagem e simbologia da região. Neste sentido, procedeu-se ao aumento do espaço destinado à sala de eventos no piso -2, traduzido num prolongamento da sala de eventos já existente, justaposto com o lagar. A reformulação deste espaço levou à relocalização das instalações sanitárias existentes de apoio à sala de eventos, sendo colocadas no alçado sul ao lado da sala de eventos. Com esta solução excluímos uma barreira arquitetónica, para conseguir aumentar a área da sala de eventos prevendo-se aumentar a sua lotação significativamente.
Bar da Esplanada: surge no piso -1 para dar resposta ao potencial que este empreendimento tem nas épocas de maior calor, assim como dar apoio a toda a esplanada e piscina.
Loja de Produtos Regionais: Foi necessário criar uma nova loja de produtos regionais que surge no piso 1 para isso reformulou-se a sala de multimédia, para se adaptar a uma pequena loja de exposição dos produtos regionais dando uma resposta mais próxima a casa principal.
Receção/mobiliário
Todo o mobiliário da receção, sala 1, 2 e biblioteca foi adequado à proposta de alteração aqui apresentada para ampliação do empreendimento de turismo, tornando-se necessária a colocação de novo mobiliário de decoração em conformidade com a nova realidade de utilizadores de que o hotel pretende usufruir.
No espaço da Hidromassagem-SPA, foi pensada em termos de materiais, visto ser uma área com uma grande utilização, colocou um deck de madeira, para uma perfeita utilização como valorização do mesmo.
No espaço exterior, de forma a garantir uma maior comodidade aos utilizadores e como consequência do aumento da capacidade do hotel, foram colocadas espreguiçadeiras e guarda sois na zona da piscina. Foi ainda pensada a colocação de pérgulas na esplanada do restaurante, capazes de facultar uma maior zona sombreada, proporcionando serviços turísticos de qualidade.
Todos os pormenores poderão ser consultados no Estudo de Viabilidade e no projeto de execução anexados à candidatura.
Investimento total
2,92 M €
Investimento elegível
2,47 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo