A Omgs Service Lda “OMGS” é uma pequena empresa que integra o Grupo Prochef, especializada no design, fabrico e comercialização de fardamento profissional para o setor da restauração, e que tem vindo a alargar o seu âmbito de atuação para outros setores, nomeadamente nas áreas do turismo, designadamente para profissionais do setor HORECA. Com o proliferar do surto pandémico e todas as restrições associadas ao funcionamento do setor da restauração, a empresa com instalações produtivas de 210 m2 em Vila do Conde lançou uma nova gama de produtos, a Prohealth, tendo em vista o negócio das clínicas, farmácias, etc., e mais tarde a linha ProSpa, direcionada ao segmento de bem-estar e estética.
Esta diversificação da fileira produtiva da empresa, imbuiu em 2020 à realização de um investimento empresarial de 175 mil € com o apoio do Portugal 2020 “SI Inovação Produtiva – Covid19”, induzindo à expansão da unidade produtiva e inclusão de uma nova linha produtiva destinada à produção de material de proteção individual destinado a profissionais de saúde, contribuindo assim para o lançamento e promoção e para uma maior visibilidade dos novos produtos e marcas, ProHealth e ProSpa, com vestuário para profissionais hospitalares, de farmácia, de clínicas, Spas e de veterinária.
Esporadicamente, a OMGS produz também algumas peças para áreas do comércio de pequenas e grandes superfícies (Floristas, Talhos, Cabeleireiros, Construção Civil, entre outros).
A OMGS detém o registo, ao nível nacional, da marca “ProChef”, que se assume como marca chapéu para os vários produtos e coleções direcionadas, tendo sob sua alçada diversas outras marcas, como: Prochef Kids, Prochef SPA, Prochef Woman, Prochef Health (clínicas privadas, farmácias, veterinários, dentistas, etc).
A Prochef assegura a criação de modelos com características únicas e personalizadas individualmente, tornando-se como uma das mais-valias e de inegável agregação de valor à marca, a personalização de forma a tornar cada cliente único, dotando uma imagem distintiva a cada profissional, transmitindo a confiança para o seu dia-a-dia. A OMGS cria indumentárias únicas em termos de sofisticação de fabrico, desde fardas antifogo ou fardas antibacterianas, que não possuem agentes tóxicos na sua constituição, o que as torna amigas do ambiente. Tornam-se mais valias competitivas, valorizadas pelos Chefs, o design, corte, conforto, qualidade, resistência dos tecidos e a exclusividade, que são fatores distintivos das coleções da marca.
A empresa tem um extenso histórico de investimentos em tecnologias de fabrico tendo, em várias ocasiões, investido em novos equipamentos, como máquinas de bordar com mais cabeças e máquinas de corte a laser, assim como na admissão de mais mão de obra especializada na área, de forma a poder responder às necessidades crescentes de procura pelos seus produtos.
Para além dos investimentos no aumento da capacidade e diversidade produtiva, a OMGS também investiu de forma relevante na sua presença no mercado, com o lançamento do seu website e loja on-line Prochef, e também através da organização e participação em eventos nacionais de promoção da marca, contando com a participação de Chefs nacionais de renome internacional, que há anos “dão a cara” pela marca, nas diversas coleções lançadas. Desde 2005, que a marca se tem tornado uma referência no mercado da restauração e hotelaria, com o auxílio de grandes chefs nacionais e o patrocínio de concursos e eventos gastronómicos como o Congresso de Cozinheiros, MasterChef ou Hell´s Kitchen, estes dois últimos concursos televisivos onde as fardas utilizadas pelos Chefs e aspirantes a Chefs, são de design e fabrico OMGS, marca ProChef.
Na atualidade, a OMGS regista uma forte e crescente procura pelos seus produtos, o que leva a que a sua capacidade produtiva atual esteja no limite. A forte procura é registada sobretudo ao nível nacional, até porque, com as limitações atualmente verificadas, a empresa não detém capacidade instalada para explorar as várias oportunidades e contatos detidos em mercados internacionais de interesse para a empresa, até porque vários Chefs internacionais de renome vestem “ProChef”. Por essa razão, a OMGS tem alguma limitação na aceitação de novas encomendas, impondo-se, pois, o reforço da capacidade produtiva instalada, que viabilize a resposta não só à forte procura nacional, mas que também muna a empresa das ferramentas adequadas para explorar mercados geográficos externos. Com base no exposto, a OMGS já adquiriu um novo imóvel com licença industrial (nº23 da Rua da Lapa), contíguo às suas atuais instalações produtivas (nºs 25 e 27 da Rua da Lapa), estando a ser planeada e projetada a unificação interna dos dois edifícios (sem alterações estruturais nos mesmos), estabelecendo um novo layout produtivo com a reorganização das áreas de desenvolvimento/design e produção/confeção, e prevendo em operação a realização das obras interiores necessárias bem como a aposta em equipamentos mais modernos levando, à automatização de alguns processos de produção que permitirão, pelo menos, duplicar a capacidade produtiva, de forma a poder expandir as operações no mercado nacional, onde é atualmente líder no seu setor de atividade, assumindo como aposta de crescimento a diversificação geográfica para mercados internacionais de elevado potencial, tendo como alvos principais os mercados dos Países Nórdicos, África do Sul, Argentina e do Dubai (Emiratos Árabes Unidos).
Ao longo dos últimos meses, a OMGS vem reunindo várias demonstrações de interesse, por parte de potenciais clientes e parceiros nos mercados alvo, sobretudo no que tange aos produtos “Prochef,”. Porém, as suas vendas para mercados externos (Espanha, França, Macau e Dubai) são pontuais, tendo as exportações uma representatividade residual no VN da empresa. reproduzem uma baixa IE por falta de capacidade de resposta. Verificando níveis de prazos entrega cada vez mais apertados e tomando opções de personalização cada vez mais detalhadas, a empresa arriscar-se-ia a não conseguir cumprir com as encomendas solicitadas em maior número em termos de mercados estrangeiros, dentro dos prazos e preços acordados, razão para qual se promove este investimento empresarial para reforço das capacidades produtivas.
As contas referentes ao ano de 2022 evidenciam um volume de negócios de cerca 535.000€, afigurando-se como objetivo desta operação duplicar as vendas até ao ano de 2027, consubstanciado por um aumento anual de 20% das suas receitas no período 2024-2027, bem como a criação de 5 novos postos de trabalho (1 Controlador de Matéria-Prima; 1 Gestão de Stocks; 1 Designer e Operador de Acabamento e Embalamento; 2 Técnico Comerciais Internacionais), contribuindo para reforçar a orientação exportadora e competitividade externa da Prochef nos mercado externos.
O investimento total cifra-se acima de 377.000€, prevendo-se a sua realização entre 25/09/2023 e 31/05/2025.
Investimento total
377.294 €
Investimento elegível
377.294 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo