A PROFACTOR S.A. é uma empresa industrial com 35 anos de existência, sediada na região norte de Portugal, a 20km da cidade do Porto. Sendo uma referência no mercado, a marca construiu a sua imagem aliando princípios como o espírito investigador, a capacidade técnica e o know-how, a capacidade de inovar, a capacidade de resposta e o sentido de compromisso. Estabelece como objetivo fornecer as melhores soluções para obter os melhores resultados. Com instalações de 3000m2, ao longo dos últimos 35 anos fabrica equipamentos de áudio e iluminação Pro em OEM (OEM Original Equipment Manufacturing) & ODM (Original Design Manufacturing) para outras marcas aproveitando toda a experiência e know-how adquiridos e provenientes do parque de maquinaria instalada. Com base no negócio principal e na própria gama, têm a capacidade de desenvolver, fabricar e fornecer uma ampla gama de diferentes produtos e tipos de sistemas, oferecendo diversas opções para atender às necessidades específicas de diferentes segmentos de mercado.
A empresa exporta grande parte da sua produção, tendo como especial enfoque nos mercados comunitários.
A empresa opera tanto em regime de OEM, no qual fabrica produtos personalizados com base no projeto do cliente, como em regime de ODM, segundo o qual projeta e produz internamente e vende para os seus clientes com pouca ou nenhuma modificação.
A sua atuação centra-se, fundamentalmente, em 9 atividades de elevado valor acrescentado:
? I& Desenvolvimento
? Prototipagem
? Armários de madeira
? Partes de metal
? Prateleiras Metálicas
? Cabeamento
? Montagem de placas de circuito impresso (Printed Circuit Board)
? Integração Eletrónica
? Serviços de Controle e garantia de qualidade
A presente candidatura é o corolário lógico de um processo estratégico já em curso e que visa, fundamentalmente, garantir:
? Garantia de sustentabilidade e perenidade, através de uma política de inovação constante, transição digital e uma ação proativa em termos ambientais e climáticos
? O aumento da capacidade de produção, indo ao encontro do aumento da procura, interna e externa
? Aumento da competitividade, por via de introdução de novos e inovadores sistemas de produção, que aumentam a produtividade e rentabilidade do sistema, por via do aumento da capacidade de produção, maior rapidez, maior qualidade, maior eficiência na utilização das matérias-primas, maior eficiência energética e redução de desperdícios
? Reforço da política de internacionalização, com maior presença nos mercados externos e maior variedade dos destinos, através do reforço das marcas próprias e da certificação de produtos
O plano de investimentos, perfeitamente enquadrados nos objetivos acima plasmados, potenciam inovação ao nível de produtos e processos, garantem um perfeito alinhamento com a estratégia de transição climática e “atacam” oportunidades de melhoria identificadas ao nível do marketing e organização interna.
Com a implementação deste projeto, a empresa estará apta a abrir a produção de mais produtos nas linhas de produto:
? Controladores de iluminação
? Controladores de motor
? Aplicação de Aplucação
? Colunas e sistemas de som, implicando a criação de 3 novos modelos (HORN, Coluna som i206 e Coluna para Estádios/recintos desportivos)
Assim, o presente projeto enquadra-se na tipologia de «Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente», na medida que por via da introdução de novos equipamentos a empresa estará capacitada a produzir mais rápido e, consequentemente, mais.
Pretende-se introduzir alterações ao nível dos métodos de produção, decorrentes da utilização de novos equipamentos e novas tecnologias no processo de fabrico, bem como alterar os processos organizacionais.
Para a implementação deste projeto a empresa prevê um investimento de 419.000,00 euros, que inclui os seguintes investimentos:
- Aumento e melhoria da unidade industrial: o objetivo é aumentar, racionalizar e melhorar as condições de trabalho da sua unidade industrial, atualmente com 3.000 m2
- Introdução de sistemas de alta precisão no sistema de produção, através da aquisição de máquina de Corte a Laser, Soldadora Laser, Impressora laser UV
- Reforço da capacidade de produção através da aquisição de uma quinadora, máquina de cravar terminais, máquina de aplicar pasta de solda, máquina Poliureia
- Melhoria dos sistemas de suporte à produção e à logística in e Out, através de aquisição de um novo empilhador eléctrico e de máquina de paletizar
- Melhoria do sistema de gestão industrial, através da aquisição de um Software pos-processador SCM (Supply chain management) e hardware associado
- Redução da dependência energética, através da instalação de Painéis Solares
- Processo de certificação de produtos, que obrigará uma racionalização e formalização de processos internos e a alterações organizacionais
Criação de novo site, rebranding das atuais marcas (Moose e Fábrica dos Lampadários) e aposta em nova(s) marca(s)
Ações conducentes ao reforço da internacionalização, nomeadamente, novas linhas de divulgação, presenças em feiras internacionais, prospeção de novos mercados e parceiros, etc.
Aspectos inovadores
Pretende-se inovar no processo de produção, modernizando a capacidade produtiva.
Irá ser fomentada a imagem de sustentabilidade da empresa, procurando uma maior notoriedade da mesma no mercado. Os valores da empresa são Qualidade, Fiabilidade e Inovação.
Com o aumento da capacidade produtiva espera-se contribuir para a economia local através da criação de mais postos de trabalho e para o aumento das exportações do país.
Impacto do projeto
A nível da empresa o projeto irá permitir a diversificação nas linhas de produto, o forte aumento da competitividade e eficiência, aumento da presença em mercados externos e melhoria dos sistemas internos de organização do trabalho.
O projeto a desenvolver consubstancia uma forte inovação ao nível do produto e processo, com notória introdução de conceitos de automatização de processos de fabrico com introdução de robótica, Simulação 3D, Realidade Aumentada, e ao nível de marketing. Por outro lado, garante um importante contributo para a transição climática por via da Eco-design de processos e produtos, Eco-Eficiência e eficiência energética.
Associado à melhoria e inovação de produto e de processo, a empresa pretende revitalizar a sua política de marketing e reforçar e diversificar a sua presença nos mercados externos.
Na sociedade em geral, espera-se que contribua para o desenvolvimento económico do distrito, potenciando o crescimento e a internacionalização e dando o seu contributo para a transição climática.
Modelo de Negócio
O principal objetivo é a consolidação da empresa no mercado nacional e internacional, implicando continuar a criar soluções personalizadas para os clientes, com a maior competitividade e qualidade.
Investimento total
419.000 €
Investimento elegível
419.000 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo