A INACEINOX é uma empresa que, desde 1988, desenvolve a sua atividade no setor da metalomecânica. A empresa ocupa uma posição consolidada no mercado, sendo reconhecida, tanto a nível nacional como internacional, como sinónimo de qualidade e também de grande capacidade de desenvolvimento de soluções de elevada complexidade, direcionadas para diversas indústrias, tais como: alimentar, bebidas, química, plásticos, entre outras.
Apesar do seu posicionamento e reconhecimento no mercado, os responsáveis da empresa sabem que o mercado no qual atuam apresenta uma forte dinâmica, sendo a concorrência cada vez mais forte e bem preparada, pelo que são cada vez maiores os desafios com os quais a INACEINOX se tem vindo a confrontar. Neste sentido, a empresa levou a cabo um processo de identificação de necessidades internas que conduziram ao presente projeto de investimento. Os investimentos incluídos no projeto, destinam-se a dotar a empresa de equipamento e ferramentas para a área produtiva e operacional, que lhe irão permitir – através da implementação de novos e inovadores processos – aumentar a capacidade produtiva, desenvolver produtos inovadores capazes de dar resposta às crescentes exigências e solicitações dos clientes, por soluções com maior complexidade e prazos de entrega tendencialmente menores, bem como permitirão à empresa entrar em novos setores industriais mais exigentes, como é o caso da indústria farmacêutica.
Para isto, os seguintes investimentos serão realizados:
Torno Mecânico Paralelo
Este equipamento destina-se a trabalhar peças em aço inoxidável, reforçando a sua capacidade na maquinação de peças. A aquisição deste equipamento prende-se com a necessidade de possuir um torno com elevada qualidade de toleranciamento, em complemento a um torno semiautomático existente, aumentando a capacidade produtiva nas operações de maquinação de peças.
Sistema automático de acabamento de chapa
Este equipamento permitirá obter níveis de acabamento superiores, incorporando maior valor ao produto. Além disso, a sua elevada flexibilidade, permitirá ainda recuperar e reutilizar, sem limitações qualitativas, a chapa de inox, que ao longo do processo produtivo foi danificada, apresentando pequenos riscos, o que atualmente inviabiliza a sua utilização. Com este equipamento, essa chapa poderá ser reutilizada, permitindo poupar anualmente, dezenas de milhares de euros em matéria-prima virgem.
Cristo (coluna) de Soldadura automatizada com sistema TIG Keyhole
Este investimento, tem como principal vantagem soldar na posição PC e PA chapa em aço inoxidável sem preparação de chanfros (reduzindo etapas de fabrico), permitindo assim, um grande ganho em termos de produtividade, e reforçar a capacidade da empresa na oferta de produtos de gama pesada.
Guilhotina Hidráulica
Pretende-se modernizar e aumentar a capacidade produtiva desta fase do processo produtivo, com a aquisição de uma guilhotina com 4 m de largura. Esta máquina complementa-se com uma máquina já existente – Quinadeira - com 4 m de largura e cuja capacidade não é utilizada na sua totalidade, uma vez que a Guilhotina existente só tem 3 m de largura. Esta nova guilhotina, possui cava de 500mm e proteção frontal com bolsas, o que irá permitir obter um maior aproveitamento da chapa e reduzir o número de operações em corte e soldadura, devido à maior capacidade dimensional de corte e aproveitamento.
Ferramentas para Quinadeira
Com este equipamento será possível abranger uma maior amplitude de ângulos de quinagem, produzindo com maior rapidez, garantia de correto toleranciamento e correto uso de ferramentas que origina maior vida útil.
Proteção de máquinas
Investimento destinado a reorganizar a zona exterior junto do pavilhão industrial, com vista a libertar espaço, nessa zona, a qual ficará disponível para movimentação de cargas e equipamentos de maior dimensão.
Adaptação da Linha de Produção de Virolas
Com a adaptação prevista no âmbito do projeto, o equipamento verá a sua capacidade de produção/ produtividade e flexibilidade significativamente aumentada, ficando apta para executar corte, calandragem e soldadura, três processos em um único.
Máquina Rebordear
O novo equipamento para rebordear com sistema de corte incorporado, permitirá rebordear raios de 25mm até 250mm e espessura de 2mm a 6mm, incluindo o corte. Estas são especificações que, com os equipamentos atualmente existentes não são possíveis de obter com total garantia ao nível da qualidade da chapa e toleranciamento.
Adaptação de sistema de extração de emissões gasosas - Máquina de Plasma/ Máquina de Decapagem
Com este investimento pretende-se garantir a correta dispersão de poluentes atmosféricos, tendo em conta, nomeadamente, as características do efluente gasoso e a existência de obstáculos na sua vizinhança. A realização deste investimento, surge como um dos pontos essenciais no processo de Certificação Ambiental que a empresa pretende implementar.
Plano/ Base Trabalho
Com este investimento a INACEINOX ficará dotada de um equipamento produtivo que lhe irá permitir montar equipamentos de elevado grau de engenharia, que obrigam a montar todas as partes do equipamento no plano, garantindo o controlo dimensional de equipamentos, com tolerâncias geométricas rigorosas.
Com a aquisição deste equipamento, serão criadas as condições técnicas para o desenvolvimento de soluções de maior complexidade e exigência, para setores de atividade (como é o caso do setor farmacêutico) onde se identifica escassez na oferta e nos quais a empresa não está presente, por falta de equipamentos para dar resposta às solicitações de elevado valor e complexidade.
Software Eplan
Para a INACEINOX, o uso deste software permitirá digitalizar e parametrizar processos que até agora eram executados manualmente sem qualquer interligação com o projeto mecânico. Assim, será possível atingir o objetivo de ter os processos de conceção, planeamento e execução devidamente interligados.
Equipamento Informático
A aquisição do software Eplan e de outros softwares para a área operacional e produtiva, assim como o aumento do número de quadros no departamento de engenharia, resultam numa necessidade de novos computadores com maior capacidade capazes de operar as novas ferramentas de informáticas para a área de engenharia e área operacional.
Com maior volume de informação, será necessário aumentar a capacidade de gestão e armazenamento dos mesmos, pelo que será essencial adquirir um servidor informática de maior capacidade.
Licenças Solidworks
A estratégia da empresa visa desenvolver projetos de engenharia cada vez mais complexos, a criação de um novo departamento de automação irá permitir aumentar o grau de autonomia da empresa para desenvolver soluções cada vez mais complexas e inovadoras, pelo que, necessita de adquirir novas licenças em Solidworks, para capacitar os novos quadros com as ferramentas necessárias para desenvolverem o seu trabalho.
Investimento total
687.819 €
Investimento elegível
687.819 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo