A CAROLINA´S, LDA. é uma microempresa sedeada em Matosinhos, com estabelecimento na Trofa, na Área Metropolitana do Porto, constituída em 2017, que se dedica ao comércio por grosso e a retalho, via plataformas online, dispondo atualmente de diversos domínios de plataformas de vendas de uma imensidão de produtos (brinquedos, jogos, artigos para desporto, bebidas alcoólicas, produtos alimentares, brindes e ofertas, etc.) e também presta serviços, essencialmente, de impressão.
A empresa dispõe de instalações arrendadas, com cerca de 1.000 m2, onde exerce a sua atual atividade comercial e de prestação de serviços, recorrendo a terceiros para a realização de trabalhos especializados, na área da impressão gráfica. Contudo, a empresa pretende introduzir no seu negócio uma atividade produtiva, correspondente ao fabrico, preparação e impressão de produtos media, designadamente sacos, em TNT (tecido não tecido) e rPET (tecido de poliéster reciclado). E, para introduzir esta nova atividade, a empresa necessita realizar algumas obras de adaptação no seu estabelecimento e adquirir equipamentos, tecnologicamente avançados, que lhe permitam atingir elevados níveis de produtividade e qualidade e, assim, poder corresponder à crescente evolução da procura neste tipo de produtos, quer a nível nacional, quer internacional.
Com o projeto serão realizadas obras de remodelação do espaço, de forma a tornar exequível a instalação de modernos equipamentos, em obediência a um estudo de layout a realizar para o efeito. Com esta remodelação, a empresa estima poder alcançar uma capacidade produtiva que, conjuntamente com a atual atividade comercial, lhe permita quase triplicar o seu atual volume de negócios, até ao ano cruzeiro. Contudo, importa realçar que, para cumprir estes objetivos, serão necessários outros investimentos complementares, nomeadamente ao nível da transformação digital e inteligência artificial, através da aquisição de software de gestão operacional (ERP/CRM e MRP), aquisição de uma nova plataforma de e-commerce e design e desenvolvimento de novo website, bem como o respetivo hardware de apoio ao diverso software (servidor, PC´s, impressoras, …). E, no mesmo sentido, também será feita uma aposta na divulgação da empresa e dos seus produtos e serviços, através da realização de um plano de marketing, que visará toda a amplitude de mercados alvo, a nível nacional e internacional, assim como será realizado, a curto/médio prazo, um projeto de internacionalização que passará, basicamente, por um conjunto de ações de prospeção e participação em feiras internacionais.
Por outro lado, as mudanças a executar no processo produtivo da empresa, acima referidas, implicam também a contratação de recursos humanos qualificados, para as áreas de web design e programação, bem como recursos humanos devidamente habilitados, para as áreas de gestão das redes sociais, administrativa/comercial e operacional (operação de equipamentos e armazém/logística), num total de, no mínimo, 10 novos RH´s a contratar, dos quais, pelo menos, 3 com um nível de qualificação 6.
Mais detalhadamente, o projeto consiste, basicamente, no seguinte:
? Realização de um conjunto de obras de remodelação do estabelecimento que passa, essencialmente por: execução de pavimento em microbetão; lavagem, correção e pintura de paredes, montagem de uma estrutura em elementos metálicos (mezzanino), montagem de escadas com perfis metálicos, execução de divisórias e tetos, pavimento com revestimento em vinílico e instalação de iluminação LED, entre outras;
? Aquisição e instalação de equipamentos diversos, automáticos e semiautomáticos, designadamente: máquina automática de fazer sacos (TNT), máquina automática de fechar sacos, máquina de embalagem em termo retrátil, máquinas de costura automáticas, prensa térmica pneumática, máquina de etiquetagem, sistema semi-automático de personalização de sacos composto por 8 equipamentos (mesa de corte e vinco, DTF, 4 máquinas de impressão de diferentes tipos, um carrocel composto por 2 equipamentos e um túnel de secagem), prensa térmica de serigrafia e uma máquina automática de cintar horizontal;
? Aquisição de hardware de apoio à gestão operacional (servidor e rede wi-fi, pc´s, impressoras, workstation gráfica, …);
? Aquisição de um sistema de alarme e vigilância e deteção de incêndio;
? A Instalação de painéis fotovoltaicos, para autoconsumo, com o objetivo de melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de energia elétrica;
? Aquisição de um conjunto de estantes/racks;
? Aquisição de bancadas de trabalho;
? Aquisição de porta paletes manual;
? Aquisição de um empilhador hidráulico manual;
? Aquisição de um conjunto de carros de transporte de material;
? Aquisição de um armazém/empilhador automático de paletes;
? Aquisição de um armazém vertical automático;
? Aquisição de um empilhador elétrico de 4 rodas;
? Aquisição de um sistema de alimentação de máquinas e posto de transformação;
? Aquisição de software de apoio à gestão operacional (MRP, ERP/CRM), incorporando: software MRPeasy, gestão comercial integrada, controlo de produção, CRM contactos e atividade comercial, mobilidade de armazéns, BPM e gestão documental;
? Instalação de plataforma de e-commerce, dedicada aos novos produtos;
? Criação e desenvolvimento de um novo website, com certificação SSL, instalação de plugin yoast para SEO e otimização de conteúdos (velocidade, motores de busca, etc.);
? Realização de projeto arquitetónico;
? Realização de estudos de layout, para as áreas de produção e armazém, com o objetivo de obter a máxima eficiência do novo processo produtivo e armazenamento;
? Realização de um plano de marketing, visando uma eficiente divulgação da empresa e dos seus produtos e serviços, quer nos atuais mercados quer nos novos mercados que a empresa se propõe atingir;
? Contratação de serviços de consultoria de CC/ROC, para certificação das despesas e contabilização referentes ao projeto.
O setor dos brindes vive particularmente de eventos (o Natal, a Páscoa, o “Dia dos Namorados” ou outros), o que faz com que este setor também viva com alguma sazonalidade. Assim, este projeto virá contribuir para a redução da sazonalidade, na atividade da empresa, introduzindo-lhe um novo modelo de negócio, com os produtos (sacos) a serem procurados ao longo de todo o ano.
O foco da empresa será sempre procurar uma cada vez maior aproximação aos gostos e culturas dos mercados alvo, investindo na expansão da sua oferta de produtos e serviços. Ou seja, os objetivos passam por aumentar o leque de oferta de produtos e serviços diferenciados, culturais, biológicos e afins (produzidos com novas criações e uso de produtos reciclados nacionais), aproveitando o conceito e cultura de cada mercado sobre os produtos que lhes pode oferecer, pelo uso de conceitos de envio inovadores e tecnologicamente diferenciados, tornando-se uma referência no mercado internacional.
Investimento total
1,22 M €
Investimento elegível
1,22 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo