A Carvidet - Higiene Industrial, Lda, doravante designada de Carvidet, Empresa ou Promotor, está presente no mercado desde 2001, contando já com 22 anos de experiência no setor da Fabricação de Detergentes, produtos de higiene e limpeza. Em particular, a Empresa dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de detergentes recorrendo a formulações próprias e desenvolvimento sistemático de novas soluções, com impacto direto no crescimento que resulta essencialmente do lançamento de novos produtos. Para tal, a aposta na área da investigação & desenvolvimento, com o reforço no investimento em equipamentos e meios humanos, tem demonstrado ser a chave para o sucesso obtido nos seus produtos, bem como para se manter competitiva nos seus mercados de atuação.
Neste sentido, o Promotor delineou uma estratégia de inovação para os próximos 2 anos, com o objetivo principal de dotar a unidade industrial com os recursos necessários à introdução de novos produtos no mercado, os quais têm vindo a ser desenvolvidos pela Empresa e apresentados no âmbito da medida SIFIDE. Esta estratégia assenta em vários objetivos, dos quais se destacam:
CAPACITAR A UNIDADE INDUSTRIAL PARA INTRODUÇÃO DE NOVOS PRODUTOS NO MERCADO, COMO RESULTADO DOS ESFORÇOS DE I&D DESENVOLVIDOS
De facto, a procura pelo desenvolvimento de formulações mais ecológicas que reduzam a sua pegada ambiental, assegurando o desempenho, tem sido um dos vetores estratégicos da Carvidet, atendendo às solicitações recorrentes do mercado. Neste sentido, a CARVIDET tem procurado desenvolver produtos com base em matérias-primas biodegradáveis, em formulações mais concentradas, que exijam menor volume de embalagem, que permitam economizar o consumo de água, que permitam lavar a temperaturas mais baixas (reduzindo os consumos energéticos) e, simultaneamente, atendendo ao seu elevado desempenho reduzir custos logísticos/transporte. Em particular, os produtos concentrados serão uma aposta estratégica da Empresa, sendo que estes têm sido a escolha preferencial dos consumidores, tratando-se de uma mudança de hábito que se reflete ao nível da economia de água, bem como na redução de utilização de recursos.
Neste contexto, e através da implementação do presente projeto de investimento, a Carvidet pretende criar as condições necessárias à produção dos novos produtos desenvolvidos recentemente através das suas atividades internas de I&D, nomeadamente o GEL-WASH (detergente mais sustentável para máquina de loiça em gel), COLIX (gama inovadora de lixívia delicada para roupa de cor) e NewUniConc (multiusos concentrado em unidoses, de elevada eficácia e biodegradabilidade). Estas inovações permitirão à Carvidet destacar-se na vanguarda da inovação e da sustentabilidade face aos seus principais concorrentes, permitindo igualmente responder às solicitações do mercado (cada vez mais ambientalmente consciente) por produtos mais sustentáveis.
De modo a introduzir estes produtos no mercado e aumentar a capacidade produtiva da empresa de forma significativa, prevê-se o investimento em linhas e máquinas de enchimento, depósitos de água, reservatórios, reatores, moldes de embalagem, rotuladoras e capsuladoras, agitadores portáteis e misturadoras, máquinas de fechar caixas, máquinas de lotes a laser e também de logística interna (nomeadamente ao nível dos stackers, empilhadores, porta paletes, racks)
INTRODUÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA CARVIDET
Alinhado com a sua política de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a Carvidet encontra-se consciente da importância da utilização de fontes de energia renováveis para a preservação do nosso planeta, pelo que o presente projeto de investimento prevê a introdução de painéis fotovoltaicos, o que permitirá à Empresa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir a emissão de gases com efeito estufa. Consequentemente, e dado o impacto recente do aumento dos preços da energia elétrica na rentabilidade das empresas, a Carvidet pretende adquirir e implementar um número de Unidades de Produção de Energia Renovável que permitam à Empresa gerar energia para o aquecimento da água para manutenção da temperatura do reservatório exterior de matéria-prima e reduzir os consumos energéticos do restante processo produtivo
DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO INDUSTRIAL DIGITAL
Dado o contexto pandémico vivido durante o ano de 2020, a CARVIDET direcionou todos os esforços de I&D para as reais necessidades do setor empresarial em que se insere, procurando soluções tecnológicas que permitam dar resposta às reais necessidades dos atuais clientes, e procurando novas soluções sustentadas no que no seu entendimento, será o caminho para o negócio a curto e médio prazo. Sendo assim, alargou o seu portefólio de produtos e o segmento de clientes alvo, o que leva a uma maior necessidade de digitalização e fluidez nos processos. Neste sentido, prevê-se efetuar um conjunto de investimentos que permitam agilizar o processo produtivo e todo o sistema de produção, essencialmente associados à estratégia de digitalização a Gestão Eficiente da Produção. Tal apenas será possível com a implementação de um Sistema de Gestão de Produção e de Armazém e diversos hardwares e equipamentos informáticos, previstos para o presente projeto. Através destes investimentos, e da sua integração no processo produtivo com outros equipamentos cuja aquisição se encontra prevista neste projeto, será possível efetuar uma gestão mais detalhada da produção e da logística da Carvidet, introduzindo capacidades de gestão autónoma ao nível dos stocks de matéria-prima, stock efetivo, expedição de mercadorias, e permitindo ainda a obtenção e extração de dados e indicadores produtivos em tempo real, que auxiliarão as tomadas de decisão ao segundo, segundo um sistema de integração horizontal e vertical
INTERNACIONALIZAÇÃO DA CARVIDET
A Carvidet tem registado um crescimento bastante avultado nos últimos anos, tendo sido uma das poucas empresas que saiu beneficiada em termos financeiros e económicos com a pandemia do COVID-19, tendo sido verificado um crescimento do Volume de Negócios significativo e também um aumento claro do reconhecimento das marcas da Empresa em Portugal. Contudo, verifica-se uma limitação clara para a expansão do seu Volume de Negócios nacional, pelo que a Empresa tomou a decisão estratégica de adotar uma postura dinâmica e proativa nos mercados internacionais.
Por via da introdução de produtos inovadores no mercado, e inovações significativas ao nível do Marketing, a empresa pretende entrar em novos mercados externos, que aos dias de hoje não estão ao alcance da Carvidet, nomeadamente Espanha, França, Luxemburgo, Suíça, Marrocos, Itália e Alemanha.
Em suma, o presente projeto de investimento deverá permitir atingir todos os objetivos estratégicos definidos pela Carvidet, o que levará à introdução de novos produtos no mercado, como resultado do seu investimento em I&D, bem como a uma melhoria do seu posicionamento no mercado.
Investimento total
1,06 M €
Investimento elegível
1,01 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo