A SEDACOR pertence ao restrito grupo de empresas mundiais de cortiça que enquadra o investimento na Investigação, Desenvolvimento & Inovação (IDI) como uma prática corrente e não como uma atividade desenvolvida esporadicamente, enquanto instrumento de marketing, sem qualquer retorno financeiro. Este posicionamento distinto e valioso permitiu, desde logo, figurar no top 10 das empresas portuguesas no que ao setor da cortiça nacional diz respeito. Importa referir que Portugal assume, no contexto das exportações mundiais, o estatuto de líder de mercado, com uma quota próxima dos 65%.
Todavia, este enquadramento e posicionamento não surgem por mero acaso. Ao longo dos últimos anos, muitos foram os projetos de I&DT (#10486, 17714, 24523, 26745) em que a empresa participou, com a diferenciação de alcançar a fase de industrialização. O CORK-A-TEX YARN (#17714) é o expoente máximo desta visão, com resultados industrializados e reconhecidos internacionalmente (INOVATÊXTIL 2015; ITECHSTYLE SUMMIT 2019; PRODUCT INNOVATION AWARD; TECHTEXTIL INNOVATION AWARD 2019; GERMAN DESIGN AWARDS 2022). Em complemento à I&DT, a SEDACOR também tem investido noutras tipologias complementares muito relevantes, caso da Qualificação (#20464 e 45658) e da Internacionalização (#13385 e 42434), enquanto instrumentos ativos de uma mesma estratégia integrada e muito bem delineada. Na tipologia da Inovação Produtiva, entre 2015-2021, a SEDACOR investiu mais de 5,5 ME (#43093). Até ao final de 2023, a SEDACOR tem previsto investir mais cerca de 6 ME nesta componente (#181130), para reforço do seu posicionamento distinto e valioso no setor mundial de vedantes de cortiça, intensificação do processo de verticalização de toda a atividade e domínio alargado de toda a cadeia de valor, enquanto fatores de diferenciação, internacionalização da sua oferta e criação de valor pela via da inovação, com um grau de novidade e difusão validado para o mercado nacional.
A cultura empreendedora que caracteriza a definição estratégica e o plano de desenvolvimento e de atuação da SEDACOR assegura que as atividades de IDI são realizadas continuamente, figurando como uma prática corrente, sempre com o foco na criação de valor, através de soluções disruptivas, de alto valor acrescentado e direcionadas aos mercados internacionais e segmentos de mercado premium.
Fruto desta envolvente muito favorável à inovação, foi possível à SEDACOR, através do desenvolvimento de inúmeras atividades de I&D internas, alcançar um novo produto (e processo), disruptivo e único no mundo, que eleva o caráter de sustentabilidade e economia circular na Fileira da Cortiça para um novo patamar.
Até ao momento, a Indústria Corticeira foi pioneira ao valorizar um subproduto, pó de cortiça, gerado ao longo das diferentes fases do processo produtivo, para a queima e consequente produção de vapor, reintroduzido no processo em etapas críticas, como a moldação ou a desinfeção/esterilização. Esta excelente solução de economia circular de valorização de um subproduto, que até há cerca de 15 anos era totalmente desperdiçado, colocou a Indústria num patamar muito distinto no que à sustentabilidade e economia circular diz respeito.
No entanto, com a escassez de cortiça, aliada à escassez de madeira para cápsulas e, mais recentemente, à crescente procura internacional de rolhas bartop e cápsulas, surgiu uma oportunidade para a SEDACOR inovar. Através de uma formulação única no mundo patenteada, a SEDACOR será capaz de produzir, em resultado deste projeto, uma nova cápsula 100% de cortiça que recorre ao pó de cortiça, que, até ao momento, apenas alcançava uma pequena valorização energética através da sua utilização no processo de queima e consequente produção de vapor. Deste modo, a SEDACOR evitava o recurso a gás natural para a produção deste mesmo vapor. Esta estratégia de economia circular e sustentabilidade revelou-se muito crítica, sobretudo, ao longo de 2022, com o preço do gás natural a alcançar valores 5 vezes superiores aos registados antes da Guerra na Ucrânia. No entanto, esse impacto já se dissolveu, estando hoje o preço do m3 de gás natural abaixo do registando antes mesmo do início da Guerra (02/2022).
O fator de diferenciação desta cápsula de cortiça resulta do facto de ser a única que permite alcançar uma densidade alta, superior à da madeira (3,5kg vs 4kg), característica técnica que permite que possa ser utilizada não apenas em rolhas bartops, como noutras aplicações (embalagens de cosméticas). Atualmente, existem no mercado outras cápsulas de cortiça patenteadas, obtidas por moldação, mas que não apresentam qualquer aplicação prática, atendendo ao facto de usarem no processo de moldação aglutinantes e desmoldantes que não permitem que o processo de colagem entre a cápsula e a rolha seja alcançado com um nível de qualidade concordante com o segmento premium das bebidas espirituosas. Adicionalmente, a baixa densidade que apresentam não permite realizar a operação de torção para abrir a garrafa ou introduzir entalhes para outras aplicações (ex.: Indústria Cosmética). É, precisamente, por estas limitações técnicas que não existe no mercado, nacional e internacional, nenhuma bebida com cápsula de cortiça ou outra embalagem com tampa de cortiça de rosca.
Demonstrada a motivação técnica e científica, assim como o contexto interno que permitiu identificar a oportunidade de negócio, importa tecer algumas considerações acerca da envolvente externa que motivam e fundamentam a coerência e racionalidade desta operação.
De acordo com os últimos dados da associação do setor, a APCOR, o ano de 2022 foi de novo recorde para a cortiça portuguesa, que ultrapassou os 1,2 mil milhões de euros em exportações (+7,6% face a 2021). Todas as categorias de produtos tiveram um desempenho favorável no conjunto do ano, com destaque para as exportações de rolhas que registaram um crescimento superior a 8%. Em 2022, Itália e Espanha foram os mercados mais dinâmicos, registando crescimentos de 17,5% e de 16,5%, respetivamente, face a 2021. França foi o principal destino das exportações portuguesas de cortiça e, na Alemanha, as exportações de rolhas cresceram 6,5%, em contraciclo face aos materiais de construção, fazendo cair a quota destes para 70% (face a 74%, em 2021).
Em conjunto, todos estes mercados internacionais de alto valor acrescentado figuram no mapa de atividade económica da SEDACOR, sendo responsáveis por 35% do seu VN Internacional, sinónimo do posicionamento distinto e valioso que a SEDACOR e a sua oferta apresentam no contexto nacional e internacional da fileira da cortiça.
Concluísse, portanto, estarem reunidas todas as condições, em diferentes dimensões, à constituição de uma operação coerente e racional, focada na inovação disruptiva, com vista à diferenciação, reforço competitividade, posicionamento distinto e valioso, sempre com o foco na internacionalização e na criação de valor.
Investimento total
2,67 M €
Investimento elegível
2,67 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo