A presente operação, prevista para decorrer em 24 meses, engloba um investimento total de 900 138,60€, e tem como objetivo contribuir para a criação de um novo estabelecimento capaz de responder às necessidades atuais e futuras da Pinha Mansa de forma a dotar a empresa de capacidade produtiva/capacidade de resposta e assim enfrentar os desafios da internacionalização, com produtos inovadores, diferenciados e sustentáveis, portanto, com elevado valor acrescentado.
Vai permitir investir em todas as áreas funcionais da empresa, de modo a implementar processos e métodos de produção eficientes e otimizados, introduzir produtos com caraterísticas diferenciadoras, definir novas estratégias de marketing e por último, inovar também ao nível organizacional com a introdução de softwares, contratação de RH qualificados e pela adoção de novos modelos de negócio baseados na tecnologia, transformação digital e sustentabilidade.
Pretende-se, com a criação do novo estabelecimento, capacitar a Pinha Mansa para dinamizar internamente todas as fases do processo produtivo, desde o design das peças à respetiva embalagem, sendo de destacar a aposta na criação do dep. de design que vai impulsionar a promoção da sua marca própria.
Importa realçar a importância do novo processo produtivo, em resultado sobretudo do investimento no corte automático e no software para modelagem e planos de corte com solução quick estimate/quick nest, fundamentais para o aumento da produtividade, rentabilidade e otimização dos recursos. O objetivo diário da Pinha Mansa é “retirar tempo à peça”, sem por em causa a qualidade e a diferenciação.
O carisma empreendedor e inovador da empresa, que conta já com 20 anos de atividade, leva a uma aposta acentuada em equipamentos tecnologicamente avançados, na transição digital, indústria 4.0, eficiência energética, sustentabilidade, apostas que constituirão uma mais-valia notável na conquista de novos mercados, que estão cada vez mais exigentes.
A Pinha Mansa tem em vista o aumento da sua competitividade para obter um posicionamento diferenciado, apostando para isso, na oferta de produtos inovadores e distintos, pelo que apresenta um plano de investimentos coerente que vai de encontro à sua estratégia: internalizar todas as fases do ciclo produtivo, aumentar a capacidade produtiva, atingir a total eficiência e eficácia nos processos produtivos, alcançar maior velocidade na execução e entrega das encomendas, desenvolver produtos diversificados, diferenciados e customizados, melhorar a comunicação interna e externa, com impacto direto na produção, controlar de forma consistente os elos cruciais da cadeia de valor e inovar nas mais variadas vertentes. A sua estratégia culmina na diminuição do peso da prestação de serviços e aumento da venda de produtos acabados, sobretudo associados à marca ANDIMAR.
De realçar que a empresa vai lançar uma linha de produtos eco-friendly e sustentável, cuja matéria prima terá por base fibras de ananás, banana e coco. Por outro lado, vai apostar num novo produto: calças para polícias que serão preparadas para as 4 estações do ano (frio/calor).
Face aos investimentos previstos, prevê-se que a sua mão-de-obra desempenhe atividades de elevado valor acrescentado, pelo manuseamento de máquinas e equipamentos com elevado teor tecnológico, fazendo com que cada peça fabricada incorpore elevada quantidade de tecnologia, permitindo elevar o grau de competitividade, tanto pelo aumento do VAB como VBP.
Os novos equipamentos previstos e o processo produtivo definido vão capacitar a Pinha Mansa para responder prontamente ao mercado, de forma autónoma visto que, dinamizará tudo dentro de portas, com a qualidade e detalhe necessários, com níveis de produtividade e rentabilidade elevados. Com início no design, até aos acabamentos e embalagem, apostando no melhor layout produtivo e em diferentes ações de melhoria contínua, a empresa projeta alcançar um posicionamento verdadeiramente diferenciado no que à oferta de vestuário diz respeito: calças, blusas, tops, vestidos, t-shirt e sweat’s, etc..
Embora todos os equipamentos tenham impacto significativo na atividade, destacam-se o corte automático que vai permitir, à Pinha Mansa, para além de passar a controlar internamente todo o processo, aumentar a produtividade e agregar qualidade ao produto final.
De realçar também a solução/software LSM para modelagem e planos de corte + solução quick estimate/quick nest, softwares fundamentais para a realização de moldes e planos de corte que implicarão mais eficiência, mais qualidade e maior produtividade, soluções estas capitalizadas numa cloud.
Está também prevista a aquisição de um software de desenho (coreldraw) relevante no âmbito da criação do departamento de design, capaz de promover a criatividade e a inovação.
O aumento da capacidade produtiva e a eficiência resultará também do investimento em novas máquinas de costura visto que permitirão realizar as operações mais rapidamente e com consumos significativamente menores.
No que respeita à aposta em novos produtos, o investimento vai recair sobre consultoria técnica no âmbito de soluções eco friendly, capazes de atrair os clientes pelas preocupações ambientais. No âmbito da eficiência energética surge a aposta nas energias renováveis, com a instalações de painéis fotovoltaicos.
Estão também previstos investimentos ao nível organizacional, que vão facilitar a dinamização do negócio, quer no que respeita ao seu controlo e gestão, quer em termos registos, acesso e de segurança da informação. Destacam-se: computadores, impressoras, servidor, NAS, UPS, Switc com gestão TP link. Investimento relevante será concretizado na implementação de um armazém inteligente que vai facilitar os processos logísticos, otimizando os recursos, aumentando a produtividade, com disponibilização de inventário permanente.
Fundamental para “retirar tempo à peça” será o software de gestão da produção pois permitirá controlar todo o processo produtivo, desde o início da encomenda até à conclusão das peças. Será possível determinar o custo de cada peça, o tempo de produção, o preço a indicar ao cliente, entre muitas outras funções.
Para a nova unidade produtiva, estão ainda contemplados investimentos na rede de ar comprimido, linha de vácuo e em mobiliário diverso de apoio à produção.
Ao nível do marketing, o investimento recai num website com plataforma de gestão de encomendas, ligada ao sistema de gestão, e num plano de marketing internacional. 2 instrumentos que facilitarão a comunicação e promoção da empresa sobretudo nos mercados externos.
Estão também contempladas obras diversas no âmbito da conclusão da construção do novo pavilhão (teto, piso, pintura, rede elétrica, esgotos e água) e consultoria no âmbito da definição do melhor Layout Produtivo, promovendo desde logo a filosofia da melhoria contínua.
Temos assim um projeto que adota um conjunto de soluções digitais e sustentáveis de forma a atender a mercados atentos e mais exigentes.
Investimento total
896.388 €
Investimento elegível
896.388 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo