A Lesão Cerebral Adquirida (LCA) é uma lesão não degenerativa, não congénita ou hereditária, que acarreta um impacto global significativo afetando indivíduos de todas as idades, constituindo um problema de saúde pública. A recuperação espontânea dos indivíduos com alterações cognitivas é limitada e os agentes farmacológicos apresentam taxas de eficácia reduzidas.
Neste contexto, assumem particular relevância os programas de reabilitação. Tipicamente são aplicados por equipas multidisciplinares em contexto hospitalar, longe da casa dos doentes e dos seus familiares, com grande esforço para os doentes, famílias e instituições. Estes programas, para além de intensivos, são, de um modo geral, desmotivadores e dispendiosos, o que resulta numa elevada taxa de abandono e um grande encargo socioeconómico para o sistema de saúde e para as famílias.
O CoRe pretende desenvolver um novo conceito de reabilitação cognitiva e psicossocial, baseado na utilização de jogos sérios com características sociais, colaborativas e competitivas. O sistema possuirá como principais características diferenciadoras (i) uma interface natural, multimodal e adaptável ao utilizador, (ii) um planeador inteligente capaz de adequar automaticamente o plano terapêutico ao utilizador, (iii) um sistema de agentes inteligentes que permita aos utilizadores jogarem os jogos, sempre que desejarem, contra personagens virtuais, e (iv) um sistema de balanceamento de jogos multi-agente que permita que a experiência de jogo dos utilizadores em diferentes fases de reabilitação se mantenha interessante e motivadora ao longo do processo de reabilitação, com jogos e desafios equilibrados e apropriados.
O sistema será desenvolvido num processo de co-design com o público-alvo: pessoas com LCA, profissionais de saúde da área da reabilitação cognitiva (e.g., psicólogos, neuropsicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais) e cuidadores para que as soluções a desenvolver melhor correspondam a necessidades, preferências e objetivos terapêuticos dos utilizadores futuros. O sistema final completo será testado em contexto real de reabilitação cognitiva, através de um ensaio clínico randomizado, de modo a permitir a avaliação, validação e configuração final, adaptada aos utilizadores. Os participantes destas diferentes fases do projeto serão recrutados através da cooperação com o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), a Associação “PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos” (PT.AVC) e a clínica de “NeuroGime” (NeuroGime).
O CoRe permitirá dotar os programas de reabilitação cognitiva de características que os tornarão mais personalizados, com a promoção de um envolvimento significativo da rede de suporte social, mais eficazes na melhoria da independência funcional e na redução da incapacidade e com maior componente de intervenção ao nível da reintegração familiar e social. É esperado que o sistema se traduza em programas de reabilitação mais motivadores para os doentes e suas famílias e menos dispendiosos para o serviço nacional de saúde, quer a curto prazo, na execução do programa, quer a longo prazo através da reintegração social e profissional do indivíduo.
Para o desenvolvimento do presente projeto foi reunido um consórcio com entidades empresariais, nomeadamente a Optimizer e a Linovt, e uma ENESI, especificamente a FEUP, através da participação do seu laboratório LIACC. No seu conjunto o consórcio reúne as competências específicas e complementares necessárias, cimentadas em experiência prévia relevante, que lhe permitirá uma eficiente concretização dos objetivos do projeto. No desenvolvimento de todas as atividades do projeto haverá uma ligação próxima entre todos os elementos do consórcio, para que, aliando e complementando conhecimentos e experiências, se fomentem as sinergias necessárias ao bom desenvolvimento do projeto. As equipas de projeto reúnem um conjunto de recursos humanos com formação e experiência académica e técnica consolidada, com destaque para: Inteligência Artificial e Robótica, Sistemas Inteligentes, Jogos Sérios, Engenharia de Sistemas e Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciências da Informação, Engenharia Informática e Computação, Matemática Aplicada, Tecnologias e Sistemas de Informação, Informática de Gestão, Informática Médica, Videojogos, Multimédia, Artes Digitais, Belas Artes, Arquitetura de Sistemas, Computação Gráfica, Ambientes Virtuais, Psicologia Clínica, entre outras.
Para a implementação do CoRe, o consórcio definiu numa metodologia de I&D que se encontra dividida em nove atividades (apresentadas em detalhe no Anexo Técnico da presente candidatura), incluindo seis atividades de investigação industrial, uma atividade de desenvolvimento experimental, uma atividade de divulgação e promoção e uma atividade de gestão do projeto.
A concretização com sucesso do projeto CoRe resultará em quatro sistemas/ protótipos principais que podem ser valorizados de forma conjunta ou independente, sob a forma de produtos, a saber:
>Framework completa de jogos: esta framework permitirá proporcionar uma reabilitação cognitiva e psicossocial, com potencialidades de seguimento de utilizadores e inclusão modular de jogos sérios com características sociais, colaborativas e competitivas e que possam ser jogados individualmente ou em grupo com/contra outros jogadores humanos e/ou agentes inteligentes, com ou sem conexão à Internet. A framework completa de jogos poderá ser utilizada em centros de reabilitação e outras instituições (e.g., centros de dia, lares, hospitais, clínicas, entre outros).
>Jogos sérios: deverão ser jogos sérios envolventes e motivadores, que aproximem a reabilitação neurocognitiva dos contextos e desafios reais dos doentes com LCA. Destinam-se a utilização em centros de reabilitação e outras instituições (e.g., centros de dia, lares, hospitais, clínicas). Pode-se obter como subprodutos: (i) Sistema de balanceamento de jogos, que pode ser utilizado na indústria dos jogos como elemento estimulador para jogar, melhorar competências e aumentar a competitividade; (ii) Agente terapeuta com capacidades de aprendizagem e personalização de jogos, interfaces e programas de treino.
>Interface natural & multimodal: do projeto resultará uma interface com o utilizador multimodal, completamente personalizável e adaptável a distintos tipos de utilizadores com diferentes tipos de necessidade de reabilitação. Destina-se essencialmente a empresas de domótica, de saúde e/ou educação, mas também a outro tipo de clientes que desejem produtos ou sistemas com comando multimodal.
>Protótipo CoRe: consiste num sistema flexível de reabilitação cognitiva e psicossocial baseado na utilização de jogos sérios com características sociais, colaborativas e/ou competitivas. Poderá ser utilizado em centros de reabilitação, centros de dia, lares, hospitais, clínicas, entre outros, tendo como público-alvo pessoas com LCA, membros da sua rede de suporte social e profissional da área.
Investimento total
1,24 M €
Investimento elegível
1,24 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo