A Atitude Mobiliário (AM) vai criar a primeira marca europeia de mobiliário de cortiça, com impacto ambiental mínimo, aplicando técnicas resultantes do projeto de I&D com uma entidade académica. Para o efeito, a AM pretende investir na conectividade de sistemas avançados de produção e informação baseados em Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Indústria Inteligente.
A empresa surge em 1973, sob outra designação, e dedicando-se à produção de mobiliário de estilo clássico em madeira maciça. A partir de 2003, com a mudança de nome, a AM passou para a produção de nicho, que prima pela qualidade, inovação e exclusividade dos seus projetos.
Como resultado deste posicionamento, e tendo em conta todo o desafio ambiental que atravessamos, a AM decidiu aceitar o convite do IPVC para colaborar na criação de uma linha de mobiliário sustentável e esteticamente apelativo. Surgiu assim um projeto de Investigação e Desenvolvimento, que visou o estudo de uma técnica inovadora inexistente na Europa, que possibilita o fabrico industrial de mobiliário com base em cortiça, com níveis de design que coadunam com a imagem da AM.
A utilização da cortiça é um importante contributo na redução da pegada, por se tratar de um material natural e renovável que é recolhido das árvores sem as prejudicar. Adicionalmente, ajuda a reduzir a dependência de derivados do petróleo, necessários para acabamento de MDF, contraplacados e outros - conhecidos pela grande pegada de carbono e abate de árvores.
Esta pode também oferecer a flexibilidade de trabalho para criação de peças apelativas esteticamente, desde que aplicadas técnicas eficazes. O desafio passa por conferir a resistência e durabilidade característicos da madeira, foco de estudo do projeto de I&D, o que implica conhecimento e equipamentos adequados.
Atualmente, a AM já possui protótipos produzidos e uma marca, designada de “EcoLux Cork Creations” (ECC), que está a gerar alto interesse do mercado internacional - esta tecnologia se encontra num TRL9, com linhas adaptadas para residencial, comercial e a nova tendência home office.
Contudo, por forma a agilizar a produção industrial e diminuir o time-to-market, é necessário o investimento num sistema avançado de produção e melhorias ao sistema avançado de informação atual.
Assim, o Plano de Negócios definiu um roadmap de investimentos, que se enquadra tanto no referencial da Indústria 4.0, como viabiliza o enquadramento no da Transição Climática:
• Sistema avançado de informação: ecossistema digital que centraliza e distribui informação, com diferentes módulos consoante o estágio do processo produtivo:
i) Desenvolvimento de produto: programa CAD/CAM de desenvolvimento e customização do produto, de simulação 3D e Realidade Aumentada. Esta solução será uma plataforma colaborativa entre o departamento de design e desenvolvimento da firma e dos seus clientes, designers, decoradores, artistas e/ ou estudantes do IPVC.
ii) Controlo e Previsão de Produção: solução de controlo e previsão do fluxo produtivo, através da evolução do atual ERP e implementação de um Manufacturing Execution System, que constituirá um sistema integrado de monitorização e controlo da produção assente na mesma base de dados, em cloud computing e com a formulação de algoritmos preditivos, otimizará e acompanhará todos os estágios de produção, permitindo em tempo real recolha de informação em chão de fábrica, planeamento e controlo e análise de produção e rentabilidade. Esta solução permite ter uma visão global e totalmente integrada do negócio (financeiro, operacional, RH, logística e desenvolvimento).
• Sistema avançado de produção: Linha automatizada e digitalizada, com equipamentos ligados em rede, dispositivos inteligentes, automatizados e robotizados, com disponibilidade de informação em tempo real. Os equipamentos desta linha são capazes de ler projetos em Realidade Aumentada e permitem Simulação 3D antes de se avançar para a produção, eliminando desperdícios. Adicionalmente possuem sensores avançados de IoT que permitem a canalização de fluxos de informação para softwares de controlo, em regime de cloud computing, viabilizando Big data & analytics, promovendo a Inteligência Artificial e machine learning.
• Prevenção de anomalias: solução de Assistente Virtual com Inteligência Artificial. Esta irá permitir melhorar a função de manutenções da linha de produção, com implementação de sensores de diversos tipos (térmicos, tensão, óticos,…) que lançam alertas para ação preventiva e atempada.
Com a criação desta infraestrutura tecnológica, será criada uma simbiose entre os sistemas avançados de produção e de informação, que permitirá a comunicação direta entre estágios do processo de pré-produção, produção e pós-produção, de forma totalmente automatizada e digital - resultando numa clara flexibilização produtiva, através da conectividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas internas e externas à organização.
Isto fomentará a inovação organizacional e de processo da AM, trazendo ganhos de produtividade e uma maior rapidez e eficiência na conceptualização do produto final, reduzindo o time-to-market e incorporando inputs externos no processo da AM.
Noutro prisma, a produção de mobiliário em madeira, que não será descontinuado pela empresa, gera um elevado volume de resíduos de madeira que representam cerca de 40% das aquisições totais de madeira. Para tal, desenvolveu-se uma metodologia de economia circular que implementará o reaproveitamento de resíduos resultantes, eliminando o desperdício de madeira da produção. Assim, o sistema avançado de produção terá a habilidade de “stockar” todos os excedentes da produção, reintegrando-os em obras futuras – evitando consumo de madeira “nova”.
Por fim, e com o objetivo de criar um roadmap de exploração do novo segmento de mercado onde se pretende inserir, a AM irá aprofundar o seu Plano de Marketing. Esta investimento está contemplado no PN anexado, e tem como objetivo o crescimento da AM tanto no segmento B2B como B2C, no mercado Espanhol e Francês, através da implementação de medidas de marketing digital como: adaptação do website aos requisitos regulamentares das geografias-destino, execução de melhorias de SEO, catalogação em motores de busca SEM e social Ads e catalogação em marketplaces internacionais.
Fora do âmbito deste projeto, convém referir que a empresa implementou um plano de eficiência energética e descarbonização, que visa limitar em 90% a sua pegada carbónica até 2040. Este, previu um investimento de mais de 120k€ em produção de energia renovável para autoconsumo, aumento da eficiência dos equipamentos, eletrificação total dos consumos energéticos e sensibilização interna para a necessidade de redução do consumo.
Em suma, com a implementação deste projeto, a AM pretende entrar no novo segmento de mercado, em 2 novas geografias. Como resultado, prevê-se atingir um volume de negócios de 533k€ no pós-projeto e contratar 3 novos RH.
Investimento total
554.792 €
Investimento elegível
554.792 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo