A Sá Relvas – Tecelagem e Acabamentos Têxteis, Unipessoal, Lda. (Empresa, Promotor, Sá Relvas Tecelagem ou SRT) foi fundada em 2014 e dedica-se à tecelagem, tendo em vista a fabricação de tecidos e tapetes.
A SRT está inserida no Grupo SOREMA, reconhecido nacional e internacionalmente pelos seus tapetes de banho (atividade core) e também de outros produtos de higiene e conforto (ex.: toalhas, roupões, cortinas de banho e diversos acessórios e complementos). Atualmente, a SOREMA insere-se num parque tecnológico moderno e automatizado com uma área coberta de 10.000 m2 e cerca de 170 colaboradores.
O Grupo pode também ser caracterizado pelos fortes níveis de Inovação e I&D, sendo que o lançamento de novos produtos é um dos principais fatores estratégicos da Empresa desde a sua criação, algo que pode ser comprovado por um portfólio repleto de produtos diferenciadores e de elevada qualidade. Nos últimos anos, o enfoque destas atividades tem estado em redor da utilização de materiais com benefícios para o ambiente nos seus produtos.
De facto, a SRT não é exceção, na medida em que se encontra totalmente alinhada com estas atividades. Ao longo do tempo, a Empresa tem-se dedicado ao desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos para marcas próprias do grupo SOREMA (Graccioza, Sorema Bath Fashion, Briciní)) e para outras marcas reconhecidas no mercado (private label). A SRT apresenta no seu portfólio de produtos tapetes, telas e fitas debrum em algodão e de diversas tipologias de fiação, mas também uma grande variedade de fibras naturais. A aposta na área da I&D, promovida pelo Grupo e o reforço no investimento em equipamentos e meios humanos tem demonstrado ser a chave para o sucesso obtido nos seus produtos, bem como para se manter competitiva nos mercados de atuação.
Neste sentido, o Promotor delineou uma estratégia de inovação para os próximos 4 anos onde inclusive apresentou uma candidatura ao Aviso MPr-2023-1 denominada “SRTConfortLine: Fabrico de uma linha de felpos e tapetes mais sustentáveis” com o objetivo principal de construir e dotar uma unidade industrial com os recursos necessários à introdução de novos produtos no mercado, os quais têm vindo a ser desenvolvidos pela Empresa através de projetos de I&D internos, e que permitirá não só criar capacidades na SRT para desenvolver o processo produtivo completo (não só a tecelagem, mas também o corte, confeção e posterior acabamento), mas também criar uma marca própria. Esta estratégia assenta em vários objetivos, dos quais se destacam:
1 Introdução no mercado de uma linha de felpos (toalhas e roupões de banho) e tapetes sustentáveis de marca própria
2 Introdução de novas etapas no processo produtivo (corte e confeção) e aumento da capacidade produtiva de forma global
3 Promoção da eficiência energética do processo produtivo
4 Contribuir para a circularidade e sustentabilidade da indústria têxtil
5 Robotização do processo produtivo
Com o projeto supra, prevêem-se os seguintes impactos significativos:
-Qualidade do produto: apresentando características inovadoras, customizáveis e sustentáveis, e com maior qualidade, estes novos produtos permitirão incrementar o valor e a imagem da Empresa, tornando-a mais apelativa para mercados de maior valor acrescentado aos quais ainda não consegue aceder.
-Processo produtivo e capacidade de resposta: com o aumento da capacidade produtiva esperado, a SRT irá conseguir responder às necessidades emergentes e crescentes dos seus clientes, tanto ao nível dos produtos atuais como dos produtos novos, adaptando-se rapidamente às mudanças na procura do mercado;
-Gama de produtos: oferta de uma alargada gama de produtos, com coleções diferenciadoras ao nível do design dos produtos, mas também ao nível das diferentes qualidades e produzidos a partir de matérias-primas de diferentes proveniências, por forma a atender às diferentes solicitações dos diversos clientes;
-Atratividade e reconhecimento da marca: reconhecimento da SRT pelas práticas de sustentabilidade e de consciência ambiental, com a introdução de produtos reciclados no mercado, que permitirão atingir cada vez mais públicos-alvo (cada vez mais ambientalmente conscientes), promovendo a circularidade dos têxteis e a redução da utilização de recursos virgens;
-Melhorias nos níveis de organização, digitalização e robotização, levando a um sistema mais integrado, autónomo, eficiente e com capacidade de decisão, permitindo uma resposta mais eficaz às solicitações dos seus clientes.
De modo a ser possível colocar em prática a implementação deste projeto de Inovação Produtiva, a Empresa necessita de levar a cabo em simultâneo um projeto de investimento robusto em termos de RH. Assim, ao abrigo do presente projeto de investimento preveem-se as seguintes contratações:
-Engenheiro de Produção/Qualidade: o lançamento da linha de produtos inovadores, composta por felpos (toalhas e roupões de banho) e tapetes sustentáveis, implica uma significativa inovação no processo produtivo, nomeadamente no que toca à introdução de novos materiais, como algodão reciclado, e no que toca à complexidade adicional dos produtos, dois fatores que exigem uma supervisão de um Engenheiro de Produção/Qualidade. Ainda, a introdução de novas etapas no processo produtivo, como a confeção e o acabamento, requerem ainda uma abordagem técnica especializada a fim de garantir a eficiência e qualidade ao longo do ciclo de produção. Assim, a sua presença é crucial para a sustentabilidade e sucesso do ambicioso projeto de investimento em curso.
-Comercial mercado externo: a internacionalização da SRT é um pilar fundamental da estratégia de crescimento, visando a diversificação do portfólio de produtos e a ampliação da presença global. Esta contratação será responsável por liderar esta iniciativa, identificando oportunidades de negócio, estabelecendo parcerias estratégicas e consolidando relações com clientes nos mercados-chave - EUA, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Espanha e Reino Unido.
-Especialista informático: a aquisição de processos de produção mais avançados e a integração de soluções tecnológicas inovadoras provoca um aumento significativo de complexidade do ambiente operacional do Promotor. Como tal, o Especialista Informático desempenhará um papel crucial na gestão dessa complexidade, garantindo a implementação, manutenção e aprimoramento contínuo dos sistemas de informação, incluindo a integração eficiente das máquinas com o software ERP.
Prevê-se que estas contratações sejam já todas realizadas em 2024, algo que demonstra a forte vontade em colocar este projeto em execução de forma célere - informações adicionais sobre os perfis a contratar irão estar disponíveis no documento anexo.
A contratação destes três profissionais especializados será a base para a SRT iniciar o seu projeto de Inovação Produtiva. A ambição do Grupo para com a SRT é bastante elevada, apontando-se a níveis de faturação a rondar os 3,5 Milhões num espaço de 4 anos.
Investimento total
268.798 €
Investimento elegível
268.798 €
Objetivo
Norte Mais Social