A ARTEFITA - INDÚSTRIA DE PASSAMANARIAS LDA é uma empresa constituída há mais de 25 anos, que tem apresentado um crescimento consolidado e uma posição sustentável no mercado, resultando na diversificação de mercados e num expressivo IE - Índice de Exportação (em 2022, cerca de 89% do VN - ~8,4M€ - foi destinado a mercados internacionais). A aposta contínua na inovação, em criar soluções que acrescentam valor e em fomentar relações de verdadeira parceria com os clientes, complementados com o know-how, conhecimento e recursos técnicos e o compromisso para a sustentabilidade do produto e da sua atividade, têm contribuído para a criação de relações comerciais próximas e duradoras com clientes distribuídos por 33 mercados (p.ex. França, Suécia, EUA, Alemanha, Inglaterra), em diferentes segmentos de mercado: embalagens, bicicletas, sistemas de gestão de filas, logística e transporte, cuidados de saúde, desportos náuticos, entre outros. A sua posição consolidada no mercado é, ainda, consequência das cinco marcas que detém: ARTEFITA, dedicada a fitas tecidas rígidas e elásticas, fitas técnicas, entre outras; KNOT, dedicada, p. ex. a cintas de amarração e de elevação e cintos para desportos náuticos; ARCTIC, que disponibiliza soluções impermeáveis e isotérmicas (personalizadas) para preservação e transporte de produtos em condições especiais; LORICA, marca dedicada ao setor da Saúde e bem-estar, nomeadamente através da produção de máscaras de proteção individual; e PUPIKO, dedicada à produção de acessórios para animais (coleiras e trelas).
A ARTEFITA apresenta uma infraestrutura com mais de 4.100 m2, divididos em duas localizações: 3.500m2 em Escariz (Arouca) e 600 m2 em Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis). No que respeita à capacidade produtiva, a ARTEFITA dispõe de máquinas de urdir, diferentes tipos de teares, máquinas de tingir, calandras, máquinas de estampar (serigrafia), máquinas de corte (incluindo laser e ultrassom), máquinas de soldar por ultrassom, costura e montagem. Através do know-how da sua equipa e da criação de valor, a ARTEFITA garante níveis elevados de conformidade com as expectativas e exigências dos clientes e, também, com a legislação, cumprindo os requisitos técnicos e as normativas internacionais, procurando, ainda, minimizar a pegada ecológica do produto e da sua atividade.
Neste âmbito, e também como consequência da maior aposta na divulgação e comércio online, que, com a abertura dos mercados e dos eventos internacionais após os confinamentos impostos pela pandemia por COVID-19, tem sido reforçada com a participação em feiras internacionais, tal como Techtextil, Midest e Hannover Messe, a ARTEFITA tem verificado um crescimento substancial de encomendas, decorrente, principalmente, de uma carteira de clientes estável. Este crescimento substancial justifica-se, também, pelo retomar à normalidade das atividades quotidianas, impactando, por isso, no aumento das encomendas pelos principais setores clientes da ARTEFITA, nomeadamente logística e transportes, sistemas de gestão de filas (p.ex. aeroportos), desportos de aventura, entre outros. Adicionalmente, como consequência da maior procura por cuidados de saúde, o setor hospitalar e de cuidados de saúde tem, também, aumentado as suas encomendas, nomeadamente no que a cintas e a sistemas de movimentação diz respeito. Importa realçar que este tem sido o principal setor cliente da ARTEFITA, com cerca de 40.000 km vendidos em 2021, exclusivamente para mercados internacionais.
Face a esta conjuntura, a empresa pretende realizar um conjunto de investimentos, nas vertentes de Produto, Processo e Organizacional, com o objetivo primordial de aumentar a capacidade produtiva da sua unidade de Escariz e, desta forma, conseguir responder de forma mais eficiente e flexível aos aumentos da procura.
Assim, planeiam-se os seguintes investimentos:
Inovação de Processo
Do ponto de vista processual, a ARTEFITA pretende apostar na digitalização, na interligação dos seus equipamentos produtivos e na eficiência produtiva e logística dos seus departamentos. Deste modo, prevê realizar os seguintes investimentos:
- Hardware para aquisição de dados e consequente gestão global e em tempo real dos processos produtivos (tablets, computadores e restantes equipamentos auxiliares);
- Equipamentos produtivos (Teares Muller, Esquinadeira, Máquinas de corte, Máquinas de costura, Máquinas de atar teias, Urdideira e órgãos de urdidura e prensa Schulze Swing);
- Sistemas de eficiência logística (Sistema de Picking, Máquina de embalar, Máquina de enrolar, equipamentos de movimentação e restante equipamento auxiliar).
Inovação de Produto
Quanto ao produto, o foco passa sobretudo por controlar todas as atividades críticas da cadeia de valor, apostando, para isso, na diversificação, no reforço dos departamentos de D&D - Design e Desenvolvimento - e Qualidade, e na produção de novos componentes. Deste modo, a ARTEFITA prevê realizar os seguintes investimentos:
- Teares Jacquard;
- Máquinas de costura totalmente automatizadas;
- Plotter de sublimação com secador;
- Moldes para a produção de duas fivelas (componentes com elevada procura e que, até ao momento, são importados);
- Dinamómetros e sistema de armazenamento de amostras.
Inovação Organizacional
Em termos organizacionais, a ARTEFITA procura, sobretudo, reforçar os esforços que tem vindo a desempenhar na busca pela sustentabilidade e pelo bem-estar dos seus colaboradores. Para tal, pretende apostar na aquisição de:
- Sistema de Painéis fotovoltaicos para Autoconsumo;
- Sistema de carregamento para equipamentos elétricos;
- Tanque para aproveitamento de águas pluviais;
- Furo artesiano para captação de água;
- Sistema de climatização;
- Estudo Lean Management.
Investimento total
1,16 M €
Investimento elegível
1,15 M €
Objetivo
Norte Mais Competitivo