O projeto SIRENA (Soluções Inovadoras para a Recuperação Ecológica e a Nova Aplicação de materiais), a ser desenvolvido pela Transgranitos - Mármores e Granitos do Alto Tâmega, Lda, representa uma resposta inovadora aos desafios do setor de rochas ornamentais, focado na sustentabilidade, inovação em produto e eficiência energética.
Neste projeto destacam-se os objetivos estratégicos, metodologias, impacto esperado e a relevância para o desenvolvimento sustentável do setor.
Assim, os Objetivos Estratégicos do projeto enquadram-se na:
Sustentabilidade Ambiental - Desenvolver processos para a reutilização de resíduos de pedra, diminuindo o volume de resíduos enviados para aterros.
Inovação em Produto - Desenvolver técnicas que permitam a criação de produtos de pedra com propriedades estéticas e funcionais melhoradas.
Eficiência Energética - Explorar propriedades térmicas das rochas ornamentais para uso em sistemas térmicos, como aquecimento de água e pisos radiantes.
A Estrutura e Lógica do Plano de Trabalhos envolve quatro atividades principais, cada uma com tarefas específicas e interdependências:
1. Designação da Atividade: Aproveitamento dos resíduos de serragem em geopolímeros
A atividade desenvolvida pela Transgranitos produz bastantes resíduos, por exemplo as lamas resultantes da transformação de rochas, que representam um custo ambiental muito elevado para a empresa e para o ambiente. Diariamente na sua unidade produtiva são produzidos aproximadamente 15 ton/dia de lamas de corte. O tratamento destas lamas constitui um impacte ambiental muito preocupante para os responsáveis da empresa, pois às vezes não é fácil conseguir uma solução para a sua deposição/tratamento. Nos últimos anos a Transgranitos, tem investido bastante na investigação e procura de soluções menos onerosas para o tratamento destas lamas. Nesse sentido, a Transgranitos pretende com esta atividade investigar a utilização das lamas na produção de geopolímeros. Esta investigação tem como finalidade conseguir produtos inovadores, com a incorporação dos seus resíduos e assim solucionar o seu problema ambiental.
Esta atividade vai ser dividida em quatro tarefas que se descrevem de seguida.
Tarefa 1: Avaliar as características físico-mecânicas de geopolímeros com incorporação de lamas de serragem de granito e de mármore
Tarefa 2: Investigar possíveis aplicações dos geopolímeros
Tarefa 3: Avaliar a resistência e durabilidade dos novos materiais
Tarefa 4: Divulgação e promoção dos novos produtos
2. Designação da Atividade: Melhoramento cromático durante o processo de flamejamento
Esta atividade tem como finalidade obter novos acabamentos de superfície através do processo de flamejamento. Estudos e observações anteriores mostram que alguns granitos mostram uma evidente alteração de cor quando sujeitos às altas temperaturas do processo industrial denominado de flamejamento. Este enrubescimento é tanto maior quanto maior a quantidade de óxidos (em especial de ferro e de manganés).
Atualmente o mercado tem muita apetência para cores fortes. No estudo e investigação a desenvolver pretende-se tratar os granitos com calor, através da adaptação da técnica de flamejamento. Esta investigação pretende maximizar esta alteração de cor. Os granitos, antes de serem submetidos à ação do calor, serão impregnados com produtos que modificam o seu comportamento quando aquecidos. Numa primeira fase serão estudados e identificados os produtos a serem usados para a impregnação, assim como o processo de flamejamento mais adequado e eficaz. Numa segunda fase serão efetuados os ensaios para avaliar a resistência e durabilidade das colorações obtidas.
Esta atividade vai ser dividida em cinco tarefas, que se apresentam de seguida.
Tarefa 1: Estudar os produtos a usar para a impregnação
Tarefa 2: Estudar o modo de aplicação dos produtos
Tarefa 3: Investigar o processo de flamejamento
Tarefa 4: Testar a durabilidade dos granitos flamejados
Tarefa 5: Divulgação e promoção do novo produto
3. Designação da Atividade: Melhoria das características edáficas de solos por introdução das lamas de serragem
A atividade desenvolvida pela Transgranitos produz bastantes resíduos, por exemplo as lamas resultantes da transformação de rochas, que representam um custo ambiental muito elevado para a empresa e para o ambiente. Diariamente na sua unidade produtiva são produzidos aproximadamente 15 ton/dia de lamas de corte. Por outro lado, a exploração de pedreiras produz impactes ambientais que deverão ser mitigados através da recuperação ambiental e paisagística das áreas afetadas. Assim, pretende-se avaliar a incorporação das lamas resultantes do processo de transformação na criação de um solo artificial, com adição de outros resíduos orgânicos.
Esta atividade vai ser dividida em quatro tarefas que se descrevem de seguida.
Tarefa 1: Avaliar as características físicas, químicas e mineralógicas das lamas produzidas e respetiva sua variação ao longo tempo
Tarefa 2: Investigar possíveis resíduos orgânicos a adicionar às lamas
Tarefa 3: Avaliar os solos artificiais em situação real
Tarefa 4: Divulgação e promoção dos solos artificiais
4. Designação da Atividade: Utilização de rochas ornamentais como fonte de transmissão de energia térmica
A exploração das propriedades térmicas de rochas ornamentais, como granito, mármore e calcário, abre caminhos inovadores no campo da energia térmica. Esta iniciativa busca capitalizar o potencial destas rochas para duas aplicações distintas: a conversão de energia solar em calor para aquecimento de água e a implementação de sistemas de piso radiante.
Esta atividade vai ser dividida em quatro tarefas que se descrevem de seguida.
Tarefa 1: Absorção e Retenção de Calor Solar por Rochas Ornamentais
Tarefa 2: Desenvolvimento e Teste de Sistemas de Aquecimento de Água Inovadores
Tarefa 3: Avaliação de Sistemas de Piso Radiante Utilizando Rochas Ornamentais
Tarefa 4: Promoção e Divulgação dos Sistemas Desenvolvidos
Impacto Esperado
O impacto esperado do Projeto SIRENA inclui a redução de custos operacionais pela diminuição de resíduos, entrada em novos segmentos de mercado com produtos inovadores, e o fortalecimento da posição da Transgranitos como líder em práticas sustentáveis no setor de rochas ornamentais.
Fundamentação das Características Inovadoras
Cada uma das áreas do projeto tem características inovadoras que são descritas detalhadamente, mostrando como o projeto diverge das soluções existentes e como propõe novas abordagens que são sustentáveis, eficientes e economicamente viáveis.
Riscos Críticos e Medidas de Mitigação
A candidatura também aborda os potenciais riscos técnicos e científicos, identificando medidas de mitigação para cada risco, assegurando que o projeto possa alcançar seus objetivos com sucesso.
Investimento total
348.181 €
Investimento elegível
348.181 €
Objetivo
Norte Mais Competitivo